Madrinha dos romeiros, Irmã Annette recebe título Honoris Causa

A religiosa Annette Dumoulin recebeu nesta sexta-feira (1º), em Juazeiro do Norte, o título de doutora honoris causa da Universidade Regional do Cariri (Urca), por sua formação acadêmica e contribuição junto à causa do Padre Cícero Romão Batista, das romarias e dos romeiros. A solenidade foi realizada no Círculo Operário São José, na presença de vários representantes da instituição de ensino superior, o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, o bispo emérito, Dom Fernando Panico, sacerdotes e admiradores da religiosa, entre eles, compatriotas da Bélgica.

“Eu aprendi com os romeiros. E agradeço de coração. São meus professores”, disse a laureada. 

Da Ordem das Cônegas de Santo Agostinho, Irmã Annette tem 83 anos. É doutora em Ciências da Educação, professora e pesquisadora, com atuação nos estudos sobre a vida do Padre Cícero, a história de Juazeiro e o trabalho junto aos romeiros com importante trajetória sociorreligiosa nacional e internacional.

Chegou ao Brasil há 45 anos, para estudar e pesquisar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na periferia do Recife (PE). Na convivência, descobriu a figura do Padre Cícero Romão e as romarias de Juazeiro do Norte. Chegou como estudiosa e pesquisadora, junto à irmã de Congregação Ana Teresa, mas foi sob o título de “madrinha dos romeiros” que ficou conhecida ao abraçar a causa em defesa do “padrinho”, no acolhimento aos seus afilhados.

De sua atuação, destacam-se a criação do Centro de Acolhida aos Romeiros e o Centro de Psicologia da Religião, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, Basílica-Santuário. Também incentivou a criação e a organização da Associação dos Artesãos de Nossa Senhora das Dores e ações pastorais na Rua do Horto, com círculos bíblicos que acontecem até hoje. Promoveu trabalhos voltados à educação, por meio da Escola Comunitária “O Semeador”, no Bairro Aeroporto, e da Escola Poço de Jacó, no caminho do Horto, além da contribuição aos estudos sobre a história e a vida do Padre Cícero Romão e das romarias.

Para saber mais:

O título “honoris causa” é um reconhecimento ao trabalho e à trajetória de personalidades que tem continuamente contribuído na formação e no desenvolvimento humano a partir de suas atuações acadêmicas, seja nas artes, nas ciências, nas letras ou que favoreça o melhor entendimento entre os povos que compõe a dimensão do regional e do global.

Por: Patrícia Mirelly com fotos de Rozelia Costa

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!