Jubileu de Ouro, de vida religiosa, da Abadessa Maria Aparecida

No ano da vida consagrada e vivenciando a festa da apresentação de Jesus, hoje, 2, a Abadessa Maria Aparecida do Couto completou 50 anos de profissão monástica a Ordem de São Bento, e para festejar este momento foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arquiabade Dom Emanuel d’Able do Amaral, do Mosteiro de São Bento Salvador- BA, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte-CE, que reuniu centenas de fiéis, consagradas e padres.

A religiosa ingressou no mosteiro da Santa Cruz, em Juiz de Fora-MG, no dia 24 de fevereiro de 1963, realizando sua profissão monástica em 2 de fevereiro de 1965. Foi eleita prioresa do Mosteiro Nossa Senhora da Vitória no dia 8 de junho de 2000 e como abadessa em 18 de março de 2014, recebendo a bênção abacial dia 24 de junho de 2014, no jubileu da vida consagrada pelo centenário da diocese de Crato.

Celebração da Santa Missa pelos 50 anos de vida religiosa da Abadessa Maria Aparecida. (Foto: Patrícia Silva)

Seu amor, dedicação e cuidado com o próximo são marcas que fazem da abadessa um exemplo de Cristo no mundo de hoje, falou Dom Emanuel, afirmando ainda que “Maria Aparecida, apesar das dificuldades encontradas no caminho, nunca perdeu o foco de sua vida. Ela sempre cuidou muito do outro, tanto que às vezes esquecia até de si, e isso foi o que deu brilho a sua vocação, por isso hoje celebramos a entrega deste amor generoso na esperança de que, como ela, todos nós possamos viver nossa vocação sempre com alegria e amor renovado”.

Nos 50 anos de vida religiosa, a abadessa sempre teve como prioridade em sua vocação transmitir alegria e felicidade no anuncio do evangelho, como pede o Papa Francisco. “Para mim é uma graça enorme que não tenho como definir em palavras, é uma experiência de Deus muito forte. Olhando para trás, quando penso em minha caminhada, penso: ‘Nossa como o tempo passou depressa!’ A felicidade? Nem por um momento faltou. Houve momentos difíceis que certamente em toda vida tem, mas nem por um instante eu deixei de ser feliz. Eu sou uma flor feliz no jardim de Deus”, disse.

Fiéis na celebração dos 50 anos de vida religiosa da Abadessa Maria Aparecida. (Foto: Patrícia Silva)

Na celebração estiveram presentes religiosas de outras congregações dentre elas a Madre Maria Carmelina Feitosa, padres da diocese de Crato como os padres da Paróquia Menino Jesus de Praga, Pe. Cícero Leandro e Monsenhor José Alves, e o pároco da Catedral Nossa Senhora da Penha, Pe. Edmilson Neves. Representando o presidente abade, dom Filipe da Silva, que não pôde estar presente, esteve dom Matias Medeiros da Fonseca, do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro- RJ.