Jubileu da Catequese finaliza o calendário de celebrações de jubileus especificos na Diocese de Crato

No quarto domingo do mês de setembro, 28, Dia da Bíblia, catequistas da Diocese de Crato celebraram o Jubileu da Catequese, finalizando o calendário de jubileus específicos, nas cinco regiões foraneas. Na forania I, em Crato- CE, na forania II, em Barbalha- CE, Forania III, em Abaiara-CE, Forania IV, em Farias Brito- CE, e na Forania V, em Altaneira- CE. Em ambas festividades a programação contou com uma caminhada e a celebração da Santa Missa.

Dom Fernando Panico esteve presente na Forania III, onde aconteceu também o encerramento da Festa do Imaculado Coração de Maria. Segundo o bispo a presença do catequista na igreja é de grande importância, uma vez que ele faz ecoar os ensinamentos de Cristo a humanidade. “A missão do catequista é ajudar o povo a se colocar diante da realidade de um Deus que é amor, misericórdia, pois exercem a obra de educar os fiéis na fé”, disse.

Como sendo o primeiro catequista da Diocese, Dom Fernando, fala sobre a caminhada da Diocese centenária, agradece a contribuição de todos e pede que através do exercício missionário, os catequistas ajudem as comunidades a terem uma maior clareza da palavra de Deus.

Dom Fernando Panico com a catequista mais antiga da Diocese de Crato, Dona Luiza Justina, 92, da cidade de Porteiras- CE. (Foto: Patrícia Silva)

A coordenadora do Ministério da Palavra, Francisca Sampaio, definiu este evento como um momento eficaz de celebração, encontro e confraternização que animou a fé dos catequistas e de toda a Diocese. “Nestes 100 anos de evangelização se desperta alguns desafios para a educação na fé da Diocese de Crato, em especial como permanecer fiéis ao projeto de evangelização da catequese e responder com mais eficácia aos desafios que a atualidade nos apresenta. Muitas coisas já foram realizadas durante este primeiro centenário e nós temos que dar continuidade”, falou.

Centenas de catequistas estiveram presentes na festividade e, dentre eles, esteve a catequista mais antiga da Diocese, Dona Luíza Justina, 92, da cidade de Porteiras- CE, que disse considerar esse é um momento muito especial. “Sou catequista desde muito nova, amo a Deus e através da catequese tenho como expressar esse amor. Agradeço também a humildade e colaboração de Dom Fernando, gosto muito dele, e na caminhada destes 100 anos ele ficará como um dos grandes colaboradores da catequese”, afirmou.

Para o jovem Mateus Guimarães, 16, a missão de ser catequista foi algo designado pelo próprio Deus. “Sou catequista há quatro anos e isso para mim é um privilégio de transmitir a boa nova do Senhor. A fé vivida anunciada esta sendo vivenciada nestes 100 anos de caminhada da Diocese e o jubileu nos propicia estar em sintonia com todos aqueles que se doaram na história, para o anuncio do evangelho”, explicou.

Dom Fernando coroando a imagem da padroeira diocesana na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Abaiara- CE. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando coroando a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Abaiara- CE. (Foto: Patrícia Silva)

A catequese é a base do trabalho de evangelização da Igreja, através de todas as dimensões, o anuncio da Boa Nova de Cristo tem chegado a muitos ultrapassando séculos de história, fato que para o Frei Paulo Pereira, Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Penaforte- CE, faz com que ela deva estar inserida nas programações do Jubileu Diocesano. “Ai de nós se não tivéssemos os catequistas, povo que esta sempre conosco. É de grande importância celebrar este jubileu, pois é um sinal de valorização dessa equipe que nós temos que incentivar, pois eles fazem a base de fé da nossa igreja”, concluiu.

Na Forania III a celebração aconteceu na Paróquia do Imaculado Coração de Maria onde a imagem da padroeira diocesana foi coroada pelo bispo Dom Fernando, que ao final da celebração concedeu a indulgência plenária aos fiéis.

O jubileu da catequese conclui o calendário de celebrações em preparação ao centenário da Diocese de Crato, ficando no aguardo agora da festa maior que acontecerá dia 19 de outubro, às 17h, com missa campal na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE.