Procissão de encerramento da festa. (Foto: Patrícia Silva)

Juazeiro do Norte: Festa do Menino Jesus de Praga convida jovens ao engajamento pastoral

Domingo, dia 7 de janeiro, fiéis da Paróquia Menino Jesus de Praga, de Juazeiro do Norte, encerraram a festa do padroeiro que destacou, em seu tema, três momentos importantes: o ano do laicato, o 14ª intereclesial das CEBs e, de forma especial, o Simpósio Mundial da Juventude, convidando, assim, os jovens para se engajarem nos serviços da Igreja. O tema da festa foi: “Vocação jovem, a serviço do reino nos desafios do mundo urbano”.

“A juventude foi protagonista da festa desse ano. A imagem do menino Jesus de Praga ia todos os dias para a casa de um jovem. As reflexões de cada noitário também eram baseadas nos desafios que eles enfrentam no mundo urbano”, disse o padre Cícero Leandro, pároco, informando ainda o desejo de que, além da presença do movimento Segue-me que atua de forma ativa na paróquia, em cada um dos sete setores sejam implantados grupos de jovens, dinamizando assim o trabalho de evangelização.

Para impulsionar a participação, a juventude foi convidada a estar presente nas equipes de trabalho da festa, que iniciou dia 28 de dezembro de 2017. E eles atenderam de forma positiva à convocação. “Dessa forma a Igreja vem dizer que existe espaço dentro dela para que nós possamos ser jovens e ser de Deus, não perdendo a característica da nossa juventude, mas guardando em si a palavra do Cristo e tendo em frente a cruz do Senhor, sendo missionários”, falou o acólito Rafael Torquato.

A solenidade de encerramento da festa, presidida por dom Gilberto Pastana, ao final da tarde, também contou com a presença dos jovens desde a procissão de entrada com os reis magos, por nesse dia se celebrar a epifania do Senhor, até a animação da missa. “Estamos festejando esse grande presente que Deus nos dá que é o menino Jesus, que vem como humano para trazer a humanidade a todos nós e a sua divindade. Essa encarnação do verbo, essa presença de Deus em nossa vida nos sustenta para que nós também possamos chegar ao Seu reino. Esse ano, a paróquia Menino Jesus de Praga está priorizando a juventude e é necessário que os jovens possam também fazer esse encontro com o Senhor, possam acolher o menino Deus para dar sentido a sua vida, dar significado a sua vida”, ressaltou o bispo.

Após a missa, os fiéis foram convidados a participarem da procissão solene que passou por algumas ruas do bairro. O andor do padroeiro ia à frente, atrás os andores com as imagens dos padroeiros das comunidades e as centenas de fiéis. Em cada residência onde estavam altares, o bispo parava para saudar os moradores. Teve famílias que montaram até presépios na calçada para acolherem a passagem do padroeiro.

Retornando à matriz, aconteceu o descerramento das bandeiras que estavam hasteadas em frente a matriz, o anuncio da rainha e rei da festa, da comunidade que vendeu mais cartela do sorteio e a queima das palhas do presépio que estava dentro da matriz, anunciando assim a conclusão da festa do menino Jesus de Praga.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)