Os jovens passaram por uma preparação que durou oito meses. (Foto: Patrícia Silva)

Jovens de Porteiras confirmam o batismo no dia de São João Bosco, padroeiro da juventude

Hoje, 31 de janeiro, dia em que a Igreja celebra São João Bosco, padroeiro da juventude, noventa e quatro jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Porteiras, confirmaram o batismo recebendo o sacramento da crisma na celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre José Sampaio.

O momento, tão aguardado pelos crismandos, teve seu advento também nas famílias. A dona de casa Maria do Socorro Tavares, por exemplo, disse que sempre incentivava a filha a participar dos encontros de catequese, por isso fez questão de estar presente neste dia, para vivenciar, com ela, o recebimento do sacramento. “Não poderia faltar. Ver ela aqui, sendo crismada, é uma benção de Deus em minha vida também. Agradeço a Deus por este momento”, disse emocionada.

A presença dos pais na caminhada espiritual dos filhos confirma também a unidade da família, é o que menciona uma das crismandas, a filha da dona Socorro, Maria Joyce Fernandes Tavares. Segundo ela, a presença da mãe na celebração recorda a figura de Maria que esteve sempre presente em todos momentos da vida de Jesus.

Antes do momento da unção com o óleo do crisma, dom Pastana falou sobre o compromisso que os crismados terão a partir de hoje: a causa do reino de Deus. “O sacramento da crisma marca a vida da comunidade. Devemos saber por que somos católicos. Vocês não serão mais os mesmos, sairão da Igreja sacramentados. O sacramento causa transformação em nossa vida, transforma a partir do que somos a fim de sermos o que Ele quer. Nossos dons devem ser multiplicados na comunidade. Para que vocês sejam discípulos e missionários do Senhor devem exercitar os dons que hoje estão recebendo”, disse.

No momento da unção, além de confirmar os jovens no batismo, o bispo presenteou cada um com um exemplar do livro “Eu creio”, a fim de que os crismados continuem a estudar, aprendendo mais sobre a fé que professam.

Ao final da celebração os catequistas foram chamados à frente e dom Gilberto agradeceu a cada um pelo serviço prestado nos meses de catequese.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)