IV Simpósio Internacional sobre o Pe. Cícero. “E… Onde está ele?”

Hoje, 17, às 19h, no Memorial Pe. Cícero, localizado em Juazeiro do Norte- CE, aconteceu a solenidade de abertura do IV Simpósio Internacional sobre o Pe. Cícero Romão Batista, que nesta edição traz como tema “E… Onde está ele?”. O evento, que é uma realização da Universidade Regional do Cariri (URCA) em parceria com a Diocese de Crato e o Geopark Araripe, reúne diversos pesquisadores, nacionais e internacionais, que estudam o fenômeno Pe. Cícero.

A temática do IV Simpósio tem como objetivo fazer com que os estudiosos percebam a presença do Pe. Cícero em diversos lugares como os geográficos, religiosos, educacionais, econômicos, históricos e culturais. “No nosso entendimento o Pe. Cícero está como referencia na religiosidade popular presente no Nordeste, nas práticas de sociabilidade dos habitantes de Juazeiro, enfim em muitos lugares matérias e imateriais. Esse simpósio vai discutir tudo isso e traz como novidade as discussões de várias áreas do conhecimento. Não ficamos restritos a antropologia, filosofia e sociologia, mas convidamos também a ciência política”, explica a reitora da URCA, Otonite Cortez.

Como presidente de honra do simpósio esta a Ir. Annette Dumoulin, que defende fervorosamente a causa da reabilitação do Pe. Cícero. “Aqui nós temos pessoas que normalmente não deveriam ser apaixonadas pelo Pe. Cícero, a favor ou contra a reabilitação. São pesquisadores. Pessoas que querem procurar a verdade e é impressionante se ter quatro simpósios internacionais sobre ele. Acredito que lá em Roma deve se dizer ‘puxa vida, esse padre esta atraindo tantos pesquisadores!’. Por ano tem várias teses de mestrado e doutorado sobre ele, e é necessário deixar claro que tudo isso acontece devido a teimosia dos romeiros que já enxergam o Pe. Cícero como um santo, pois se eles tivessem terminado as romarias a Juazeiro depois da morte do Pe. Cícero, ele teria sido apenas uma página na história do Brasil, mas é o romeiro que faz reviver continuamente esta história e não deixa a academia descansar. Tenho certeza que este quarto simpósio fará com que toda a Diocese tome consciência de que um filho do Crato merece ser reabilitado e Roma irá acelerar o processo”, afirmou.

Irmã Annette Dumoulin, presidenta de honra do IV Simpósio Internacional do Pe. Cícero. (Foto: Rozelia Costa)

No decorrer do simpósio, que vai até o dia 21, com programação no Campus Crajubar da URCA, em Juazeiro do Norte, acontecerá palestras, mesas redondas, oficinas, conferencias com grandes estudiosos dentre eles o Prof. Dr. Regis Lopes (UFC), Profº Dr. Guy Martini (França), Prof. Dr. Josimar da Silva Azevedo (Setor de Cultura da CNBB) e a Prof. Dra. Luitgarde de Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ).

A pesquisadora Dra. Luitgarde, que realiza estudos sobre o Pe. Cícero há 41 anos, fala que o padre é a maior marca da terra da mãe de Deus, como aquele que faz existir o bem no mundo totalmente destituído de valores, ética, crença, cheio de desespero. “Você tem no Pe. Cícero uma esperança que de o mundo melhore. É bom lembrar que o romeiro já tem o seu santo, e ele é o Pe. Cícero”, disse.

Vários padres da Diocese de Crato estiveram presentes na abertura do evento e como representante do bispo, Dom Fernando Panico, esteve o vigário geral da diocese, Pe. José Vicente Pinto.

Histórico do evento

O primeiro simpósio internacional sobre o Pe. Cícero aconteceu em 1988 e refletiu sobre o Padre Cícero e os romeiros de Juazeiro do Norte; o segundo aconteceu em 1999 e falou sobre Juazeiro do Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo: um contexto de milagre; no terceiro, realizado em 2004, o tema debatido foi Padre Cícero do Juazeiro: E… quem é ele?