Momento da renovação das promessas batismais. (Foto: Joavy Gouveia- Pascom Paroquial)

Ipaumirim: Em novenário a São Sebastião dom Gilberto confirma jovens no batismo

Na noite desse sábado, dia 12 de janeiro, 143 jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ipaumirim- CE, receberam o sacramento da Crisma durante a missa presidida por dom Gilberto Pastana, na Igreja Matriz. A celebração aconteceu em meio ao novenário em honra a São Sebastião.

Os jovens que pertenciam a matriz, distrito de Felizardo e comunidade Bananeiras, passaram por um processo de formação que durou um ano e meio, sendo realizada nos moldes da Iniciação à Vida Cristã. “A fé foi celebrada em todos os momentos durante as nossas formações e é uma alegria muito grande chegar hoje, neste grande dia, um dia de muita festa onde esses jovens puderam receber a confirmação do seu batismo”, expressou Israel Pereira, coordenador paroquial da catequese.

Dom Gilberto ungindo os jovens com o óleo do crisma. (Foto: Joavy Gouveia- Pascom Paroquial)

Refletindo sobre o compromisso que os jovens passaram a assumir com Deus, com eles mesmos e com a comunidade, dom Gilberto falou sobre a importância desse sacramento na vida do cristão. “O sacramento da crisma é um sacramento justamente daquele cristão que é consciente, que usa da sua liberdade pra assumir, com responsabilidade, a missão que Deus confia a ele. Então é muito importante esse sacramento porque o crismando não só confirma a sua fé, como ele, a partir dessa confirmação, se tornando adulto na fé, começa a ser um membro ativo, participante da vida da comunidade, dando sentido para a sua existência, para a sua vida”, disse.

Ao todo, onze catequistas contribuíram com a formação dos jovens. Para todos os catequistas da paróquia, 2019 será um ano de formação onde eles poderão aprofundar o conhecimento sobre o documento 107 da CNBB, referente ao Itinerário de Iniciação à Vida Cristã.

Festejo a São Sebastião

Em outubro de 2018 a comunidade paroquial iniciou os cem dias de peregrinação com a imagem de São Sebastião. Já o novenário teve inicio dia 11 de janeiro deste ano, com a transladação da imagem do santo da Pedra de São Sebastião para a Igreja Matriz, uma distancia de aproximadamente dois quilômetros.

O novenário teve início na sexta-feria, dia 11 de janeiro. (Foto: Joavy Gouveia- Pascom Paroquial)

Em todas as noites da festa, que deve seguir até o próximo dia 20, a comunidade é convidada a participar de novena e missa. Dom Gilberto falou sobre a contribuição que esta vivencia traz para a vida da comunidade. “O festejo recorda a fé cristã, favorece o encontro das pessoas, das famílias, dos compadres, daqueles que estão fora e vem visitar os parentes. Ele também contribui no aspecto da missão. As pessoas saem um pouco de si, saem de casa para ir ao encontro das comunidades. Certamente São Sebastião deve ter visitado e vai visitar, neste tempo, algumas comunidades, algumas casas. As pessoas ficam felizes quando sabem que vão receber a visita do santo, daquele que está sendo festejado, daquele que está sendo celebrado”, falou.

O bispo também ressaltou o exemplo de São Sebastião. “Um homem que se converteu. Dentro de um contexto de paganismo ele se converte ao cristianismo. Mesmo sendo soldado, prefere seguir ao Senhor. Isso vai fazer com que esse exemplo de São Sebastião fortifique também a vida daqueles cristãos que estão duvidosos, capengas, caindo, sendo frágil. Isso faz com que eles tenham o exemplo de São Sebastião para se levantar, se encorajar e dizer: ‘eu também posso vencer, eu também posso superar as dificuldades’”, concluiu.

No grande encerramento da festa, dom Gilberto Pastana retornará a Ipaumirim para presidir a missa solene, que acontece às 17h e deve oficializar São Sebastião como co-padroeiro da cidade.

Por: Jornalista Patrícia Silva- Com informações e fotos da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ipaumirim