Homenagem a quem muito fez: Avenida de Crato recebe o nome de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos

Durante Sessão Solene realizada no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, em Crato, nesta segunda- feira, dia 11 de junho, dom Vicente de Paulo Araújo Matos, recebeu, do poder público municipal, uma homenagem pelo seu centenário: a Avenida que liga o bairro Mirandão ao bairro Nossa Senhora de Fátima, terá o seu nome, de acordo com a lei nº 3.343/2018.

A Sansão da Lei, segundo o prefeito José Ailton Brasil, visa marcar, no cotidiano dos cratenses, a memória daquele que tanto fez pelo município, com benfeitorias que refletem nos dias atuais. “Hoje só temos a agradecer a dom Vicente pelo trabalho que ele fez pelo Cariri, não só pelo Crato. Estamos colocando, na avenida que liga o bairro Mirandão ao bairro Nossa Senhora de Fátima, o nome daquele que tanto contribuiu com a nossa cidade. É uma forma de deixar a memória de dom Vicente viva e uma forma de agradecer por tudo o que ele fez por este município”, disse o prefeito explicando, ainda, que a Avenida dará um novo dinamismo a cidade, principalmente ao bairro Nossa Senhora de Fátima, tendo em vista o crescimento econômico que gira em torno das peregrinações à imagem da Mãe de Deus construída naquela localidade.

Prefeito José Ailton sancionando a lei. (Foto: Mychelle Santos)

O prefeito ainda destacou a contribuição da diocese de Crato, na pessoa de dom Gilberto Pastana, na idealização da avenida, pois, no projeto, uma parte da construção deve passar por terrenos pertencentes a diocese e, em nenhum momento,  o bispo colocou empecilho. Ao contrário, foi até o local onde o prefeito estava reunido com sua equipe administrativa e abriu mão das terras, tendo em vista o bem da população.

Ainda segundo o prefeito, a obra, que é uma parceria entre o governo do Estado e o município, deve custar mais de seis milhões de reais e tem previsão de inauguração para o próximo ano.

Momento de júbilo

Além de membros do poder público, participaram da Sessão Solene padres, religiosas e leigos da diocese de Crato que nesta noite contemplaram também a alegria em ver dom Gilberto Pastana receber o Título de Cidadão Cratense.

Sobre a homenagem a dom Vicente com a denominação da Avenida, o bispo demonstrou grande contentamento. “A gente acolhe com muita alegria porque é um reconhecimento do poder municipal de tudo aquilo que esse bispo, esse grande pastor exerceu, influenciou e concretizou durante a sua gestão aqui nessa região e, mais particularmente, na diocese de Crato. É um reconhecimento do poder municipal que deve representar, nessa gestão, o povo que há vinte anos não vive com dom Vicente, mas essa geração que o conheceu deve amá-lo profundamente”, disse.

Expressando alegria, o vigário geral da diocese, padre José Vicente Pinto, que esteve a frente da Comissão organizadora do centenário, disse ser justa esta homenagem, uma vez que “ele transformou o Crato em sua estrutura, realidade e mentalidade”.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)