Jubileu dos Seminaristas: admissão de três vocacionados para as Sagradas Ordens, vigília com a palavra e oração dão continuidade a programação do centenário da Diocese de Crato

Compartilhe:

Seminaristas do Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, celebram de 19 a 21 de setembro, no seminário, o Jubileu dos Seminaristas por ocasião dos 100 anos da Diocese de Crato. A programação do dia 20 contou com a celebração da Santa Missa, às 10h, presidida por Dom Fernando Panico e sendo concelebrada por vários padres, onde os vocacionados Paulo Evangelista, Antônio Romão e Amós Macêdo foram admitidos para as Sagradas Ordens e a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, foi coroada. A noite os seminaristas participaram de uma vigília com a palavra de Deus, momento em que foi realizada a leitura dos quatro evangelistas.

Na caminhada do centenário diocesano muitos padres deram sua contribuição e outros ainda devem deixar o seu legado para os anos vindouros, isso, segundo Dom Fernando, significa dizer que a Diocese não fica estagnada em sua caminhada, sendo o seminário um espaço de fecundidade da graça de Deus. “Neste jubileu queremos nos colocar diante desta semente, sem nossos méritos, pois Deus colocou em nós uma semente muito importante para gerar a palavra d’Ele em nós. O seminário se torna um lugar onde os que aqui estão, trabalham para fazer do nosso ser humano, um ser espiritual, por isso é necessário permitir que a palavra de Deus haja em nós. Eu desejo que possamos crescer sempre na perseverança e dar muitos frutos”, afirmou.

De acordo com o reitor do seminário, Pe. Antônio Edson Bantim de Oliveira, o seminário por ser o celeiro onde nasce os novos sacerdotes não podia ficar de fora das comemorações do centenário diocesano. “Nosso coração se enche de jubilo neste momento tão importante, nós estamos dentro desta história e temos a responsabilidade de leva-la adiante. Nossa diocese possui grande florescência de vocação e isso é um sinal de que tanto os sacerdotes de nossa diocese dão testemunho de sua fidelidade a Cristo, como também sentimos que Deus tem sido generoso conosco. Somos hoje 48 seminaristas da Diocese de Crato, quase o número de paróquias que possuímos, 55 paróquias, isso significa que Deus já está prevendo aqueles que ajudarão a guiar o povo de Deus na caminhada”, disse.

Da esquerda para a direita: Pe. Antônio Edson Batim de Oliveira, Seminarista Amós Macêdo, Dom Fernando Panico, Seminarista Antônio Romão, Seminarista Paulo Evangelista e Pe. Acúrcio Barros. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para a direita: Pe. Antônio Edson Batim de Oliveira, Seminarista Amós Macêdo, Dom Fernando Panico, Seminarista Antônio Romão, Seminarista Paulo Evangelista e Pe. Acúrcio Barros. (Foto: Patrícia Silva)

A celebração do Jubileu dos Seminaristas acontece convocando os vocacionados a vivenciarem o chamado a vocação sacerdotal cotidianamente, e ficará marcado de forma particular para os três seminaristas que participaram o Rito de Admissão, ou seja, a igreja, a partir de agora, reconhece que Antônio Romão, Amós Macêdo e Paulo Evangelista estão aptos a receber o Sacramento da Ordem. Para Paulo Evangelista “o Rito de Admissão vem para estreitar nossos laços com a igreja diocesana, assumindo o compromisso de se formar melhor para esta primeira etapa rumo ao sacerdócio. Agora somos seminaristas oficiais da Igreja de Cristo e celebrar isso dentro do ano jubilar, que é um ano de recordação onde fazemos passar pelo coração toda a história da Diocese, nos possibilita permanecer nesta história, com o incentivo de ser fiel ao projeto de Deus em nossa vida, dando continuidade a sua missão no mundo”.

Tendo o bispo diocesano como um grande incentivador e exemplo de vocação assumida, neste dia ele foi homenageado com a plantação de um Ipê, que levou o seu nome, no jardim do seminário como uma forma de perpetuar o amor ao sacerdócio. Dom Fernando se mostrou emocionado com a homenagem, e como a planta vive por muito tempo, ele disse esperar que no próximo centenário os que hoje são seminaristas possam se lembrar deste momento.

No dia 19 a abertura do Jubileu dos Seminaristas contou com a celebração da Hora da Graça de São José e no dia 20 o encerramento será com a celebração da Santa Missa.

A Vigília

Com uma vivência inaugural foi inserida dentro da programação do Jubileu dos Seminaristas a Vigília da Palavra, onde acontecerá a primeira experiência da leitura coletiva dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, se repetindo o gesto feito por ocasião da passagem do milênio em Roma, onde se realizou a leitura ininterrupta da palavra de Deus.

Reitor do Seminário Diocesano São José, Pe. Antônio Edson Bantim, elevando a Sagrada Escritura na Vigília da Palavra. (Foto: Patrícia Silva)
Reitor do Seminário Diocesano São José, Pe. Antônio Edson Bantim, elevando a Sagrada Escritura na Vigília da Palavra. (Foto: Patrícia Silva)

Pe. Edmilson Neves, formador da dimensão pastoral do seminário diocesano, explica que o objetivo da vigília é fazer com que os seminaristas tenham uma experiência ainda maior com a palavra de Deus. “O seminário é uma sementeira e como falou o Papa João Paulo II, o padre é o homem da palavra e da eucaristia, sem essa intimidade com a palavra de Deus não teria o que dizer as pessoas”, afirmou.

Gilberto Júnior, seminarista do 3º ano de filosofia, avalia a realização deste momento de forma positiva e diz que a vigília traz uma necessidade constante da vida de um seminarista, que é escutar a palavra de Deus, pois futuramente serão os homens da palavra e para anunciar esta palavra é necessário que todos possam escutar e ter intimidade com a Sagrada Escritura.

Os capítulos e versículos dos evangelhos foram proclamados pelos padres, diáconos, seminaristas e pessoas da comunidade que participaram deste momento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts