Celebração do Lava- Pés e Instituição da Eucaristia dá inicio ao Tríduo Pascal

Compartilhe:

Nesta quinta- feira santa, 2, às 16h, aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, a celebração do Lava- Pés que recorda a instituição da eucaristia e dá inicio ao Tríduo Pascal. A Santa Missa que foi presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelos padres Edimilson Neves e Acúrcio Barros, contou com a presença de centenas de fiéis.

Dom Fernando definiu a eucaristia como o sacramento do amor, que se dá através de gestos concretos e não apenas por palavras. “Não é por acaso que no dia em que Jesus institui a eucaristia ele realizou o gesto do lava pés. Quem celebra a eucaristia deve ser capaz de servir o próximo”, disse.

Momento do Lava- Pés. (Foto: Patrícia Silva)
Momento do Lava- Pés. (Foto: Patrícia Silva)

Sobre o lava- pés o bispo falou que o ato que é realizado na celebração não deve ser visto como uma ação teatral, mas sacramental em que se celebra o amor misericordioso de Deus. “O lava pés significa ser mais compreensivo, é entender que as fraquezas dos nossos irmãos também são nossas, pois nós não somos melhores do que o outro. Só o amor de Deus pode renovar todas as nossas estruturas e se nos deixarmos tocar por este amor que é doação vivenciaremos verdadeiramente a Semana Santa, fazendo com que seja eternidade em nossa vida a Páscoa de Cristo”, afirmou.

Na celebração dom Fernando lavou e beijou os pés de 12 representantes de instituições sociais, relembrando o gesto de Jesus na última ceia ao lavar os pés dos seus apóstolos.

Ao final da missa o Santíssimo Sacramento foi transladado para uma capela ao lado do altar, onde será adorado até a meia noite.

As celebrações do Tríduo Pascal continuam nesta sexta-feira, 3, com a solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Cristo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts