????????????????????????????????????

Formação Litúrgica é tema de reunião da Forania II

A manhã deste sábado, dia 8/06, foi de formação para os coordenadores de conselhos pastorais paroquiais, ministérios da Caridade, da Liturgia e da Palavra na região forânea II, que compreende as paróquias de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro do Norte. Quem assessorou esse momento foi o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele tratou sobre Pastoral Litúrgica.

Como o próprio nome sugere, a Pastoral Litúrgica planeja e organiza as celebrações, para que os fiéis possam ter plena e ativa participação nelas. Segundo Dom Gilberto, é importante que os membros estejam bem afiados com as orientações da Igreja, que vai além da ornamentação do espaço e a escolha dos cantos para a Missa. Tem a ver com vivência.

“Cada momento da Missa deve ser vivido e atualizado em nossa vida. Por exemplo, o povo precisa responder aos diálogos da Missa com convicção, precisa viver aquilo que está acontecendo no Altar. É função da Pastoral Litúrgica, portanto, ajudar a comunidade a vivenciar melhor as celebrações”, foi a orientação do bispo.

Na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, que sediou a reunião da Forania II, o catequista Cicero Morais conta que durante os encontros com as crianças sempre reserva um momento para explicar a elas as cores, os objetos e os paramentos litúrgicos, por exemplo. “Desde pequenininhas elas já vão compreendendo o que a gente celebra, e então despertam o gosto de celebrar, também”, disse.

Veja fotos desse momento formativo:

Veja mais aqui: http://diocesedecrato.org/formacao-liturgica-na-forania-ii-barbalha-caririacu-e-juazeiro-do-norte/