Forania I realiza encontro dos “tiradores e tiradoras” de Renovação

A Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus foi uma prática incentivada pelo Padre Cicero Romão Batista (1844-1934) aos seus fiéis. Essa devoção religiosa também conhecida por “RENOVAÇÃO”, é uma tradição mantida pelas famílias do Nordeste, sobretudo nas cidades do Cariri. O ato religioso simboliza o compromisso de fé da família em seguir o Evangelho de Jesus Cristo e tê-lo como chefe da família. Segundo a tradição, em uma aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus Cristo pediu que os fiéis se tornassem devotos do seu Coração. A partir daí surgiu a devoção.

A celebração religiosa pode ser conduzida por um sacerdote, mas sãos os leigos que anualmente realizam o ato junto às famílias. Homens e mulheres conhecidos por “Tiradores de Renovação”, estarão reunidos no próximo sábado, 9 de junho, para o I Encontro de Tiradores e Tiradoras de Renovação, promovida pela Forania I, que compreende o município de Crato com oito paróquias, três áreas pastorais e um Santuário. A programação terá início no Santuário Eucarístico Diocesano e terminará na Sé Catedral.

A expectativa, segundo a organização, é que cerca de 200 “tiradores e tiradoras de renovação” participem do evento. De acordo com o Vigário Forâneo, Padre José Ricardo Sales, o encontro busca valorizar e resgatar a “Piedade Popular”. “Sabemos que a piedade popular é um traço característico da religiosidade dos nossos povos. A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe buscou valorizar, resgatar e incentivar esta forma genuína de expressão da nossa fé. Eis, portanto, o nosso objetivo”, disse ele.

O sacerdote ainda explica que a Piedade popular foi tema de seus estudos (monografia e mestrado): “Sempre tive o desejo de um dia realizar este encontro, pois percebo que a fé católica nesta região se mantém graças a estas manifestações populares da religiosidade do povo. A renovação ao sagrado coração de Jesus, creio, é a maior. Dei a sugestão num encontro de Forania, os padres e leigos presentes aceitaram a ideia. Assim surgiu o encontro”, conta.

8h – Acolhida e Oração no Santuário Eucarístico.
8h30 – Caminhada até a Sé Catedral ( Presença de grupos da Cultura Popular).
9h – Renovação do Coração de Jesus – Diante da Imagem do Coração de Jesus da Sé Catedral.
10h – Partilha (Trazer sequilhos, bolos, tapioca e aluá, para serem partilhados).
10h30 – Roda de conversa sobre as experiências celebrativas.
11h30 – Oração Final.

Por Jornalista Ronuery Rodrigues (colaborador)

Foto de capa: Reprodução