Forania I conclui, com a presença de 30 mil fiéis, o roteiro de peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Diocese de Crato

Cerca de 30 mil fiéis, segundo a Guarda Civil Municipal, participaram da peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Diocese de Crato a Forania I, localizada em Crato- CE, culminando a visitação da padroeira nas cincos foranias da Diocese, por ocasião do ano jubilar em seu centenário. A festividade começou com uma carreata saindo do Estádio O Mirandão em direção a Catedral Nossa Senhora da Penha onde ocorreu a celebração da palavra presidida por Dom Fernando Panico, concelebrada pelos padres da região foranea e, após, o show com o Pe. Reginaldo Manzotti.

O Bispo falou da emoção que estava sentindo ao ver a unidade da igreja que junto celebra esse momento especial da Diocese, pois “são 100 anos de missão, de dedicação a anunciar o amor de Deus como uma igreja romeira e missionária”, afirmou. Sobre a presença do Pe. Reginaldo Manzotti, Dom Fernando disse estar feliz por tê-lo em meio a Diocese centenária, para celebrar esta festa da fé e parafraseando uma de suas músicas ele disse “a tempestade vai passar, Diocese”, provocando sentimento de alegria e esperança nos fiéis.

Dom Fernando Panico com  Pe. Reginaldo Manzotti. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico com Pe. Reginaldo Manzotti. (Foto: Patrícia Silva)

Devotos de Nossa Senhora da Penha expressaram que este foi um momento de fortificar a fé, como fala a professora Priscila Araújo, “para mim está sendo um momento único, onde vejo a Diocese toda reunida em torno do olhar da Virgem da Penha. Quando a imagem chegou e começou a andar em nosso meio, senti Maria abençoando toda a família diocesana, senti também nas palavras do Dom Fernando um grito de vitória, a vitória de Cristo sobre tudo o que destrói a unidade da igreja. Vejo em nosso pastor diocesano uma pessoa humilde, alegre e isso me faz sentir em meio a uma família grande e cheia de virtudes que é a Diocese de Crato”.

Ao final da celebração Dom Fernando abençoou as réplicas da imagem da padroeira diocesana que foram entregues as paróquias da forania I e também ao Seminário Diocesano São José, momento este que, segundo o Pe. Paulo Borges de Sousa, vigário foraneo, foi muito tocante por fazer com que o povo lembre a antiga aliança, a caminhada do povo de Deus.

Momento da bênção das réplicas da imagem de Nossa Senhora da Penha. (Foto: Patrícia Silva)

Na celebração foi realizada também a abertura da 246ª festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Catedral, que este ano traz como tema “Coma Maria, Mãe da Penha, celebremos as alegrias do ano jubilar. A festa acontece até o dia 1º de setembro, e em seu encerramento contará com a presença do Cardeal Dom João Braz Aviz, que vem em nome do Papa Francisco, coroar a imagem de Nossa Senhora da Penha.