Fim de semana registra início de Ministério Pastoral nas Foranias II, IV e V

Este fim de semana, dias 27 e 28 de janeiro (sábado e domingo), na Diocese de Crato foi marcado por Posses Canônicas nas Foranias II, IV e V.

A começar por Juazeiro do Norte, que integra a região forânia II, tomou posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Igreja de São Miguel), o Padre Luciano Pinheiro de Brito, em Santa Missa presidida pelo vigário-geral, Padre José Vicente Pinto.

Na cidade vizinha, Barbalha, Padre Antônio José do Nascimento Neto assumiu a Paróquia Santo Antônio. Presidiu a celebração o chanceler  da Cúria Diocesana, Padre Rocildo Alves.

As duas celebrações ocorreram no sábado, 27.

Já no domingo, na cidade de Assaré, foi empossado o Padre Paulo Costa na Paróquia Nossa Senhora das Dores. O novo pároco também é o vigário responsável pela Forania V. A solene liturgia teve a presidência do Padre José Vicente, do vigário-geral da Diocese.

O domingo também registrou, em Umari, na Forania IV, a posse do novo administrador paroquial da Paróquia São Gonçalo do Amarante, Padre Paulo César Andrelino. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário-geral.

Simultâneo, no município circunvizinho de Aurora, Padre Cícero Alencar Ferreira assumiu a condução da Paróquia Senhor Menino Deus. Presidiu a cerimônia o vigário forâneo, Padre José Fabiano.

A 72 km dali, em Juazeiro do Norte, Padre Francisco Luis assumiu a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, durante a Santa Missa presidida pelo chanceler, Padre Rocildo.

Missão dos novos párocos: zelar

Renovadas as promessas sacerdotais, dentre elas a missão de cooperar com o bispo, cuidando das paróquias que lhe são confiadas, recordando os ambientes próprios da celebração dos sacramentos – a pia batismal, a capela do Santíssimo, onde estão as reservas eucarísticas para alimentação dos fiéis e o confessionário – os novos párocos têm a “missão de cuidar, zelosamente, para que a palavra de Deus seja anunciada de modo claro, para que os fiéis adquiram confiança interior, principalmente, com as graças advindas dos sacramentos – daí a relação mútua entre o pastor e os paroquianos”, na explicação do Padre José Vicente Pinto, representante do bispo diocesano, Dom Gilberto, que, durante a semana, ausentou-se da Diocese para participar do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, em Londrinha – PR.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação; Colaboração de Árysson Magalhães, seminarista da Diocese de Crato e membro da Pascom Diocesana;  Edson Feitas/ Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Pascom Paróquia Senhor Menino Deus/Aurora; Pascom Paróquia Santo Antônio/Barbalha