Filhas de Santa Teresa de Jesus preparam-se para Retiro e Capítulo Geral Eletivo

Até o dia 19 de janeiro, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, fundada pelo primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, viverá um tempo de graça, num clima de oração, de reflexão e de convivência fraterna. Trata-se da realização do Retiro Espiritual e XV Capítulo Geral Eletivo, nos quais se discutirão, à luz do Espírito Santo, os desafios do tempo presente “que se apresentam no horizonte da Vida Religiosa Consagrada”, e também será feita eleição da nova Superiora Geral da Congregação.

O Retiro Espiritual e Capítulo Geral serão realizados em Crato. O primeiro, tem lugar de início nesta terça-feira, dia 9, estendendo-se até o sábado, dia 13. Já o Capítulo Eletivo, prossegue na segunda-feira, dia 15, findando na sexta, dia 19. No último dia será eleita a nova superiora, que exercerá o cargo pelos próximos quatro anos.

Em vista de tão importante momento, o tema escolhido para os dias de reflexão alude: “Filhas de Santa Teresa de Jesus, ouvi: ‘A Igreja necessita da contribuição espiritual e apostólica de uma vida consagrada renovada e vigorosa’” (Ex. Ap. pós-sinodal Vida Consecrata 13), e lema: “É tempo de caminhar!” (C 26,6 – Santa Teresa de Jesus).

Fundada há 94 anos, Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus está presente em 21 comunidades, divididas nas regiões de Fortaleza e Tauá, Cariri (nas cidades de Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte), Paraíba (Sousa), Piauí (Campo Maior, Piracuruca e Floriano), além de São Paulo (Ribeirão Preto e Sertãozinho).

Ao todo, são 88 consagradas, das quais 55 estão no Cariri. A Espiritualidade da Congregação é “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa. O carisma [relacionado à graça ou dom divino] está voltado para o atendimento da juventude ou moças desprovidas de instrução. Os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades, obras sociais e outros segmentos missionários.

“Na comunhão que nos une […] no tempo preparatório para o Capítulo, nos confiamos às orações de toda Igreja e irmãs(os) de caminhada a serviço da vida e da esperança”, pede a então superiora-geral, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, em carta enviada aos arcebispos, bispos, padres, superiores/as gerais e provinciais, Família Carmelitana e às diretorias nacional e regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Leia a carta na íntegra:

Crato, 07 de agosto de 2017

Juntos caminhemos, Senhor, por onde fordes, irei eu, por onde passardes, irei passar! (C 26,6)

Exmos. Revmos.

Srs. Arcebispos, Bispos, Padres,

Superiores/as Gerais e Provinciais,

Prezadas/os Irmãs e Irmãos da Família Carmelitana,

Às Diretorias Nacional e Regionais da CRB

Na certeza de que é a graça de Deus que nos conduz e nos mantém no discipulado de Jesus Cristo, realizaremos em janeiro de 2018, nos dias 09 a 13 o Retiro Espiritual e nos dias 15 a 19 o XV CAPÍTULO GERAL ORDINÁRIO, em Crato – Ceará, cidade berço da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.

O tempo que se chama ‘hoje’ nos convoca a estarmos mais atentas aos desafios que se nos apresentam no horizonte da Vida Religiosa Consagrada, por isso, à luz do Espírito Santo, elegemos como tema norteador do Capítulo: filhas de santa teresa de jesus, ouvi: “a igreja necessita da contribuição espiritual e apostólica de uma vida consagrada renovada e vigorosa”. (ex. ap. pós-sinodal vida consecrata 13). E lema: “é tempo de caminhar!” (c 26,6 – santa teresa de jesus).

Na comunhão que nos une neste Ano Nacional Mariano, tempo preparatório para o Capítulo nos confiamos às orações de toda Igreja e Irmãs(os) de caminhada a serviço da vida e da esperança.

A bênção da Virgem do Carmo, São José e Santa Teresa de Jesus, seja a força perene na nossa ‘vida orante em ação’ pela realização do projeto de Deus.

Em preces, confirmamos a todas (os) a nossa saudação fraterna.

Irmã Vera Lúcia Alves de Andrade

Superiora Geral