Representantes da Paróquia de São Francisco das Chagas, de Baixio, recebendo a réplica da padroeira diocesana. (Foto: Patrícia Silva)

Festa de Fé: peregrinação com a imagem de N. Sr.ª da Penha reúne 2 mil fiéis na cidade de Várzea Alegre- CE

Aproximadamente dois mil fiéis estiveram presentes, dia 21 de junho, na peregrinação com a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, a cidade de Várzea Alegre- CE, que acolheu as 10 paróquias Forania IV, em comemoração ao centenário da Diocese de Crato. Na programação aconteceu carreata por algumas ruas da cidade e celebração da missa às 18h, no pátio da Paróquia São Raimundo Nonato, sendo presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por diversos padres.

A imagem saiu em peregrinação da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, às 15h, e ao chegar nas cidades da forania IV fiéis demostravam sinais de muita devoção e alegria por estarem vivenciando este momento. Ruas com faixas parabenizando os 100 anos da Diocese, mesas com santos nas calçadas para acolherem a passagem da Mãe do Salvador. Sinais de amor a Virgem Maria e louvores pelas grandes contribuições que esta instituição religiosa tem feito ao seu povo.

Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Penha, passando pela cidade de Farias Brito. (Foto: Patrícia Silva)
Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Penha passando pela cidade de Farias Brito. (Foto: Patrícia Silva)

Em Farias Brito o Pe. Adalmiram Silva realizou um momento de acolhida, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, juntando o povo da cidade ao mutirão da fé que seguiu para Várzea Alegre, onde aconteceu o encontro entre todas as paróquias da forania. Estima-se que na carreata da cidade de Várzea Alegre estiveram presentes 300 carros e 200 motos.

Para a contadora Irlla Vanessa de Souza Gonçalves, 22, ter esse momento de celebração junto a Nossa Senhora da Penha, em comunhão com todas as paróquias da forania e da diocese, é muito importante uma vez que nem todos os fiéis tem a oportunidade de se deslocar até a sede da Diocese para rezar junto a imagem da padroeira. A aposentada Maria Menezes, 61, disse que a visita traz uma renovação para toda a igreja e aumenta muito a fé do povo.

Segundo o vigário geral da forania IV, Pe. Antônio José do Nascimento, “esse momento marca o nosso centenário. Vamos receber um símbolo, a imagem da padroeira de nossa diocese que vai permanecer em cada paróquia. Hoje todas as paróquias de nossa forania estão aqui reunidas para que a presença de Nossa Senhora da Penha acompanhe a cada uma. Aqui nos sentimos uma só igreja, reunidos para levar a animação desta festa do ano jubilar a todos”.

Acolhida da imagem de Nossa Senhora da Penha na Paróquia São Raimundo Nonato. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Fernando falou da importância de se vivenciar o centenário como uma igreja que caminha, passo a passo abrindo as portas para os que vêm depois. “A Igreja tem 2 mil anos, nós herdamos a fé que nos vem da pregação dos apóstolos através de tantos missionários, incluindo os nossos pais que nos batizaram. E nós devemos transmitir essa mesma fé aos que vierem depois da gente. Como será a transmissão de nossa fé? Depende da capacidade que hoje nós manifestamos de sermos como eles, fiéis aos nossos compromissos de batizados. Somos uma igreja que faz o caminho, o caminho de todos nós. Uma igreja romeira!”, afirmou.

O Bispo falou da importância de Nossa Senhora para a vida da igreja e da Diocese de Crato, que tem traz de forma tão presente o ser romeira e missionária. “Nossa Senhora se tornou romeira e missionária. Romeira levando a presença de Cristo no seu seio para Izabel e ao mesmo tempo missionária, pois ela anunciou a Izabel às grandezas do amor misericordioso que Deus realizou nela e realiza em todos aqueles que reconhecem a presença do Pai”.

Sobre a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Penha pelas foranias da Diocese, ele disse que foi pensada para que todos possam sentir ainda mais forte a presença de Maria que caminhou com Jesus. Segundo ele “esta imagem marca a presença da igreja missionária que evangeliza em nosso Cariri. Penha significa ‘Pedra firme e forte’. Que Maria nos dê a graça de termos uma vida cristã corajosa e sólida, pois nós não somos cristãos moluscos. Temos uma coluna, uma fortaleza que vem de Deus. Do amor de Deus que nós acolhemos e buscamos viver”.

Fiéis celebrando o centenário da Diocese de Crato, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, na Forania IV. (Foto: Patrícia Silva)

Ao final da celebração todos os fiéis receberam através de Dom Fernando, em nome do Papa Francisco, a indulgência plenária e as paróquias, da região foranea, a réplica da imagem de Nossa Senhora da Penha que deverá peregrinar pelas comunidades.

A Forania IV é a segunda forania da Diocese a receber a peregrinação com a imagem da padroeira diocesana e segundo o Secretário Geral, Pe. Weslley Barros, ela correspondeu de forma muito positiva a proposta da peregrinação. Sobre a próxima peregrinação que acontecerá no dia 19 de julho, às 19h, na Forania II, em Juazeiro do Norte, o secretário disse esperar o calor, a piedade, devoção e participação que é algo especial na Forania II. “Temos informações de que a preparação também está sendo bem planejada. Acredito que será um belíssimo momento de fé”, afirmou.