Festa de Corpus Christi: mais de 2 mil fiéis celebram a solenidade do corpo e sangue de Cristo na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE

Com a presença de mais de 2 mil fiéis aconteceu no dia 19 de junho, às 16h, a missa e procissão solene de Corpus Christi, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE. A celebração, que foi presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por padres da Forania I, é vivenciada em toda a Igreja na quinta- feira após o Domingo da Santíssima Trindade em alusão a Quinta- Feira Santa, dia em que Jesus instituiu a Santa Eucaristia.

A festa de Corpus Christi teve seu inicio com Papa Urbano IV, no ano 1264, e até os dias atuais manifesta, de forma solene e pública, a centralidade da eucaristia, sacramento do corpo e sangue de Cristo, mistério do amor Jesus pela humanidade como memorial eterno de Sua Paixão.

Momento da comunhão na celebração de Corpus Christi. (Foto: Patrícia Silva)

Falando sobre a eucaristia Dom Fernando disse que ela é o sacramento do amor, diálogo e misericórdia. Afirmou que não existiria a igreja sem a eucaristia, pois ela faz a igreja e a igreja nasce da eucaristia, sendo assim o sacramento da unidade entre os cristãos e Jesus, porém segundo ele, seria uma blasfêmia dizermos que celebramos a eucaristia quando temos algo contra alguém, se praticamos atitudes egoístas, pois “se somos igreja precisamos testemunhar a salvação que vem de Cristo e a eucaristia é essa salvação. Se vivemos da eucaristia, nossa vida deve mostrar as lições da eucaristia, que expressa amor e atenção para com o nosso próximo”, afirmou.

Dom Fernando Panico contemplando o Santíssimo Sacramento. (Foto: Patrícia Silva)

O Bispo lembrou a necessidade de alimentação que todo ser humano tem, fazendo um paralelo com a necessidade do sustento espiritual. “Todo ser humano traz consigo a fome. Existem muitos restaurantes no caminho da vida, de todos os gostos para satisfazer as necessidades dos fregueses, porém meus irmãos, só Jesus oferece o alimento que nos fortalece para vida toda. Ele se dá a cada um de nós no mistério da eucaristia, como cordeiro imolado que mudou a história de toda a humanidade’’, disse.
Dom Fernando também expressou o desejo de que a Diocese de Crato, que vivencia o ano centenário, seja sempre eucarística e mariana.

A Procissão

Após a celebração da missa aconteceu à procissão de Corpus Christi, de acordo com a recomendação do Código de Direito Canônico, que recorda a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida. No Antigo Testamento o povo foi alimentado com o Maná, no deserto. Agora, com a instituição da eucaristia, o povo peregrino é alimentado com o corpo e o sangue do próprio Cristo.

Os milhares de fiéis participaram deste momento que contou com três paradas: na Capela de Santa Terezinha, na Prefeitura Municipal de Crato e encerrando no Santuário Eucarístico Diocesano, também no intuito de testemunhar a adoração e veneração que eles têm para com a Santa Eucaristia.

Milhares de fiéis pelas de Crato acompanhando a procissão de Corpus Christi. (Foto: Patrícia Silva)

Irmã Aldenira Máximo, da Congregação Filhas de Santa Tereza de Jesus, responsáveis pela capela onde aconteceu a primeira parada, disse se sentir muito honrada por ter sido escolhido este espaço como uma das paradas para a Bênção do Santíssimo. “Santa Tereza de Jesus, que é nossa mãe espiritual, teve uma vida voltada para a adoração a Jesus Eucarístico. Nós acreditamos na presença de Cristo nas espécies do pão e do vinho que se tornam o corpo e sangue do próprio Jesus. Fomos a primeira congregação da Diocese de Crato, fundada pelo primeiro bispo diocesano, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, e para nós vivenciarmos este momento dentro do centenário da diocese é um grande bênção. Nos sentimos muito felizes”, afirmou.

Para o professor Samuel Moreira, 23, que participou de todo o itinerário da procissão, participar desta celebração significa anunciar a todos sua fé na Eucaristia. Ele disse que em todos os anos vivencia esta festa porque encontra nela a oportunidade de sair às ruas, com toda a igreja, anunciando o Cristo Eucarístico. “Quando nós andamos pelas ruas, mostrando a todos Jesus Eucarístico, anunciamos com grande fervor nossa crença na presença de Cristo em nosso meio através da Eucaristia”, disse.