Procissão saindo da Igreja Matriz. (Foto: Pascom Paroquial)

Festa de Bom Jesus dos Passos é concluída com grande procissão, em Jardim-CE

Este primeiro de janeiro de 2019 foi de grande festividade para os fiéis da cidade de Jardim- CE, que celebraram o encerramento das comemorações em honra a Bom Jesus dos Passos, co- padroeiro da Paróquia Santo Antônio, iniciando com a missa, presidida por dom Gilberto Pastana, seguida da grande procissão pelas ruas da cidade.

A tradição é bicentenária, estando presente desde antes da criação da Paróquia. “A festa do Bom Jesus dos Passos teve inicio, segundo algumas pessoas contam, oralmente, por ocasião de um surto de cólera que a comunidade passou. É uma festa antiga. Nós já temos 204 anos de paróquia e já se tinha essa devoção ao Bom Jesus. Conta-se que o padre, na época, fez uma promessa, devido o surto de cólera, e as famílias, cada uma adquiriu a imagem de sua devoção e no dia de ano fez a procissão pagando a promessa”, explicou o padre Idemário Muniz, pároco de Jardim.

E como no início, após a missa os devotos saíram em procissão, cada família com o santo de sua veneração. Ao todo, aproximadamente cinquenta imagens foram levadas, em seus andores ornamentados, pelas ruas da cidade, enquanto cânticos de louvores eram entoados.

Segundo dom Gilberto Pastana esta atividade religiosa contribui para alimentação da fé dos fiéis, a medida que ela se vai se tornando cada vez mais comunitária. “Ela não pode se individualizar. É bonito ver as famílias trazerem as imagens dos santos, mas é importante que ao redor da imagem do santo, da vida do santo, a comunidade aprenda, com a espiritualidade e o testemunho do santo, a viver o cristianismo. É fundamental que as famílias cada vez mais se juntem, se organizem para viver isso de uma forma comunitária”, disse o bispo.

A festa do Bom Jesus dos Passos, em Jardim, teve início dia 25 de dezembro, tendo como tema “Bom Jesus, fonte de misericórdia”.

A devoção é bicentenária. (Foto: Pascom Paroquial)

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)- Com informações e fotos da Pascom da Paróquia Santo Antônio, de Jardim-CE