Vigília Internacional e Ato Público pelos mortos de Aids

No terceiro domingo de maio (15), a Pastoral da Aids promove a ‘Vigília Internacional Pelos Mortos de Aids’. Com a proposta ‘Unidos contra a Aids: envolver, informar e empoderar’ a atividade de caráter internacional realiza ações em memória das pessoas que morreram com a síndrome.

“Em 2016, a Vigília pretende: Envolver as pessoas, comunidades, governos e doadores para acabar com a epidemia. Informar as gerações atuais sobre HIV, tratamento, prevenção, cuidado e como isso afeta nossas vidas. Empoderar as pessoas que vivem com o HIV para defender seu direito de viver sem estigma e discriminação”, assim descreve a Pastoral a ação deste ano.

A Vigília é uma iniciativa da Rede Mundial de Pessoas que Vivem com o HIV, uma das maiores e mais antigas campanhas de mobilização popular para promover a sensibilização sobre o HIV no mundo.

Começou no ano de 1983 e é celebrada sempre no terceiro domingo de maio sob a liderança de organizações comunitárias, sanitárias e religiosas de 115 países.

Em três décadas de lutas houve avanços e conquistas pela erradicação do HIV/AIDS. Tendo em conta que milhões de pessoas vivem atualmente com o vírus, a Vigília é uma intervenção importante para promover a solidariedade mundial, reduzir o estigma e a discriminação e dar esperança às novas gerações. Mas, o estigma, a discriminação e o preconceito ainda estão presentes e vitimizando pessoas que vivem com vírus. Devido a isso os diagnósticos continuam sendo tardios e as pessoas que vivem com o vírus não acessam os serviços de saúde para o próprio tratamento.

Na Diocese de Crato a vigília acontecerá simultaneamente em diversas paroquias no dia 15 de maio , e ainda em atos público no dias 14/05 na Praça Padre Cicero ás 19:00h, dia 22/05 na Praça da Matriz em Caririaçu e dia 29 de maio na Praça da Sé em Crato.

Pastoral da Aids

Criada em 1999, sediada em Porto Alegre, a Pastoral da AIDS tem por missão atender às necessidades físicas, psíquicas e sociais das pessoas que vivem com HIV, além de promover ações de prevenção e contribuir para a contenção da epidemia, com a participação da comunidade cristã na luta contra a AIDS.

Presente na Diocese de Crato desde 2010 atua em 16 paroquias, em 08 municípios.