Equipe discute elaboração do Projeto Diocesano de Formação

“Na Igreja cada membro é chamado a ser um sujeito eclesial ativo que, segundo a sua capacidade e de acordo com os seus carismas e sua função, se coloca a serviço dos irmãos”, esse trecho, retirado do documento 105 da CNBB, foi destacado nas palavras de dom Gilberto Pastana, durante a reunião da Equipe de Formação Diocesana realizada na tarde desta segunda, dia 18, em Crato.

Durante o diálogo o bispo falou que a construção do espírito de comunidade ainda é um desafio e ressaltou que os membros da Igreja devem ser sujeitos eclesiais e não objetos. Outros pontos discutidos, além da formação do laicato e de sujeitos eclesiais, foram os fundamentos e princípios da formação, tendo ainda como destaque a elaboração do Projeto Diocesano de Formação, que de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, deve envolver os leigos e ser prioridade da Igreja Particular.

O projeto de formação na diocese de Crato, de acordo com o padre Vileci Basílio Vidal, coordenador diocesano de pastoral, será construído a partir de um questionário, a ser enviado às paróquias. Deles serão extraídas informações de como está o processo de formação, partindo das experiências vivenciadas na região diocesana. “Estamos criando um projeto para que seja uma formação básica para todos os membros das comunidades”, informou.

Padre Vileci ainda explicou que algumas perguntas suscitam ao desejo de comunhão e organização na elaboração do projeto. “Esse pessoal está sendo acompanhado? Tem alguma formação? Quais os critérios que devemos ter para escolha de um ministro da eucaristia, por exemplo? Tem a participação da comunidade ou é alguém que quer, deseja e já é, quando o processo poderia ser com a participação da comunidade? Assim temos o espírito dessa Igreja de comunhão e participação que é exatamente a tonalidade desse processo, não impondo, mas dentro desse espírito do processo participativo para ver se os leigos assumem a proposta da nova formação”, disse.

O Projeto Diocesano de Formação deverá ser uma das atividades concretas que a diocese de Crato vem desenvolvendo nesse Ano Nacional do Laicato. A equipe, que é formada pelo bispo, o coordenador diocesano de pastoral e representantes do clero, dos diáconos e dos ministérios da palavra, liturgia e caridade, saiu do encontro com a próxima reunião agendada para o dia 3 de janeiro de 2018.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/ CE)