Encontro vai sensibilizar população quanto à causa dos imigrantes e refugiados

Há quinze dias, um encontro Regional sobre Migração e Refúgio, acontecido em Fortaleza, convocou as nove dioceses do Ceará a caminharem de mãos dadas aos imigrantes (aquelas pessoas que se mudam de um país a outro) e refugiados (os que deixam seus países para escapar da guerra e da perseguição) que têm buscado o Brasil como alternativa de vida e trabalho. Dados da Polícia Federal dão conta que o número de estrangeiros aumentou 160% em dez anos. Neste sentido, a Igreja entendeu que as causas mais constantes desses movimentos, nos últimos meses, perpassam questões econômicas e/ou políticas, desastres naturais ou provocados, situações de guerra ou ainda motivados pela constante e generalizada violação de direitos humanos.

Em comunhão, a Diocese de Crato vai promover um momento de sensibilização quanto a essa causa. A Cáritas é quem vai encabeçar a ação. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (10), durante reunião com o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana.

<< Reunião da Cáritas com Dom Pastana. Foto: Haoni Caiena >>

“Embora essa situação não seja comum em nosso cotidiano, os imigrantes estão chegando. E a gente entendeu que se trata de uma ação humanitária”, explicou Verônica Carvalho, da equipe de coordenação da Cáritas.

Carvalho explicou, também, que a ideia é mobilizar as forças vivas da Igreja (congregações religiosas, agentes de pastorais, movimentos e serviços) para acolher os imigrantes que, por ventura, venham buscar alternativas no Cariri.

O encontro, portanto, vai acontecer no próximo dia 29 de setembro, na Cúria Diocesana, com assessoria da Irmã Idalina, Missionária Scalabriniana, e o professor da Universidade Federal do Cariri, Janailton Coutinho.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação