Encontro Mundial das Famílias: Vaticano apresenta catequeses preparatórias

Os preparativos para o 9º Encontro Mundial das Famílias seguem a todo vapor. Nesta quinta-feira, 25, aconteceu uma coletiva de imprensa no Vaticano para apresentar as catequeses internacionais em preparação ao encontro, que será realizado de 21 a 26 de agosto em Dublin, na Irlanda, e terá como tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

Participaram da coletiva o prefeito do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, e o autor do itinerário musical das catequeses, Marco Tibaldi. A partir de 2 de fevereiro, as sete catequeses, os itinerários musicais e os vídeos integrais das peças artísticas estarão disponíveis em cinco idiomas no site do órgão vaticano – www.laityfamilylife.va.

Cardeal Farrel explicou que as sete catequeses são simples e estimulantes, para marcar os passos de aproximação das dioceses, bem como das paróquias e das famílias. As reflexões foram construídas em torno do trecho do Evangelho que fala da perda de Jesus aos 12 anos e seu sucessivo reencontro no Templo (Lc 2, 41-52). Com isso, mostra-se o entrelaçamento entre o texto da exortação apostólica Amoris Laetitia – sobre o amor na família – e a proximidade com a Sagrada Família, revelando como é atual e profético o anúncio do Evangelho da Família.

Os temas das catequeses foram apresentados resumidamente na coletiva pelo cardeal. A primeira parte de um olhar concreto das famílias de hoje; a segunda indica a atualidade da Palavra de Deus capaz de iluminar o cotidiano familiar; a terceira fala do grande sonho que Deus tem para cada família; a quarta dedica-se às fragilidades que parece infringir esse sonho. As três últimas catequeses refletem sobre a família como geradora de uma cultura nova, aquela da vida (quinta catequese), da esperança (sexta) e da alegria (sétima).

O cardeal informou ainda que, como subsídios, haverá mensalmente pequenos vídeos resumidos, úteis para projeção em grupos e paróquias. Também este material estará disponível no site www.laityfamilylife.va e no canal canal do órgão vaticano no YouTube.

Itinerário musical

As catequeses serão acompanhadas por um itinerário musical. Quem falou sobre isso na coletiva foi Marco Tibaldi. Ele explicou que foi confeccionada uma série de produtos multimídia para tornar mais envolvente o itinerário de formação, utilizando a música e a linguagem visual.

Além das catequeses, apresentadas pelo cardeal, foi preparado um material com sete vídeos musicais, ligados às catequeses, com peças realizadas ou escolhidas pelo maestro Andrea Bocelli, dentro do projeto “O Grande Mistério. O Evangelho da Família, escola de humanidade para nosso tempo”, iniciado pelo órgão vaticano para a Família, os Leigos e a Vida, junto ao maestro, em 2015. Trata-se de encontros em grandes basílicas europeias em que se alternam momentos de catequese sobre o tema do amor e da família e a execução de trechos de música sacra relacionadas aos temas propostos.

O terceiro tipo de conteúdo é uma série de sete vídeos, que buscam ser um instrumento multimedia para motivar e acompanhar o pleno uso do itinerário formativo. “Todos os materiais são traduzidos em cinco idiomas e podem ser baixados do site do dicastério (www.laityfamilylife.va) a partir de 2 fevereiro próximo”.

Fonte: https://noticias.cancaonova.com/mundo/encontro-mundial-das-familias-vaticano-apresenta-catequeses-preparatorias/