Em Salgueiro- PE, dom Gilberto preside novenário de Nossa Senhora Aparecida

“Mãe Aparecida, Rainha do Brasil. No sertão a brava gente, em tua casa serventil. Da nova catedral, és padroeira, Mãe gentil. Abençoa com o teu manto, este povo varonil”. Com estas palavras o folder da festa de Nossa Senhora Aparecida apresenta uma prece à nova padroeira da Catedral da diocese de Salgueiro- PE, que está em festa desde o dia 03 de outubro e, nesta segunda- feira (10), contou com a participação de dom Gilberto Pastana presidindo a sétima noite de novena.

Instalada em 12 de outubro de 2010, o padroeiro da cidade e da Igreja Matriz, Santo Antônio, logo foi nomeado também, provisoriamente, padroeiro da diocese e da catedral, como está até hoje, mas diante da necessidade de um espaço maior e a instalação ter acontecido no dia da padroeira do Brasil, em outubro do ano passado, o bispo diocesano, dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, lançou a pedra fundamental para construção da nova Catedral que terá como padroeira Nossa Senhora Aparecida.

O terreno é amplo. São vinte e um mil metros quadrados, mais precisamente. De acordo com padre José Nilton Matias, cura da catedral Santo Antônio, a nova Igreja Mãe da diocese de Salgueiro comportará duas mil e quinhentas pessoas sentadas, um capacidade 6,25 vezes maior que a atual, que comporta apenas quatrocentas pessoas sentadas. Além disso, cerca de seis mil pessoas poderão participar das grandes celebrações em pé, dentro da Igreja, e mais de trinta mil em missas campais a serem realizadas no pátio. “A obra deve levar de dez a quinze anos para ser concluída, sem dúvidas. Estamos nessa etapa de campanha para construção, mobilizando as comunidades e paróquias para que, o mais breve possível, possamos iniciar a construção desse sonho da nova catedral”, informou o padre Nilton.

Celebrações, como a festa da nova padroeira, que pela primeira vez está sendo vivenciada pelos diocesanos, já estão acontecendo no espaço. “Este é o primeiro ano que estamos celebrando a festa, e todos os dias tem dado muita gente, cerca de cinco mil pessoas como foi o noitário de ontem. Hoje, me alegro com a presença do dom Gilberto, nosso vizinho”, expressou dom Magnus, que conheceu o bispo de Crato ainda padre, exercendo o sacerdócio em Santarém- PA.

Dom Pastana também manifestou alegria pelo convite, em especial, por estar partilhando a missão de pastor com dom Magnus e por conhecer suas ovelhas. O bispo também destacou os sete anos de criação da diocese de Salgueiro e os sete anos de episcopado de dom Magnus. Sobre a festa da padroeira, dom Gilberto externou que ela deve fazer crescer, em todos, a vocação de filhos de Deus e o chamado para a contribuição na edificação do Reino se aproximando, vendo e tendo compaixão do próximo. “Evangelizamos quando nos aproximamos das pessoas e situações que precisam ser transformadas. Nossa vida cristã consiste em fazer o bem”, disse.

A festa também comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)