Em Mauriti, dom Pastana ministra formação para Ministros da Palavra

Na manhã deste sábado, dia 22 de junho, os Ministros da Palavra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Mauriti, estiveram reunidos no Salão Paroquial Padre Argemiro para participarem de um momento de formação assessorado por dom Gilberto Pastana.

O objetivo do encontro, que acontece anualmente, é capacitar aqueles que contribuem com a realização das Celebrações da Palavra nas diversas comunidades da Paróquia, a fim de que a Palavra de Deus seja bem celebrada na vida do povo.

“É preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra de Deus. Vocês são anunciadores da Palavra. Temos primeiro que conhecê-la, conhecer quem é Jesus, pois os sacramentos são consequências da evangelização. A evangelização vem pela Palavra. É preciso momentos de formação pra gente saber em quem estamos confiando, para dizermos como Paulo: ‘Eu sei em quem coloquei a minha fé’. Aqui a gente se depara com a palavra, mergulha, mastiga para depois celebrar”, disse dom Gilberto sobre a importância da formação.

Durante o encontro, embasado no Novo Testamento, o bispo refletiu passagens bíblicas que falam sobre o anúncio da Palavra e deu dicas para que este anúncio seja feito da melhor forma, tirando também as dúvidas dos participantes. “Este momento foi muito importante pra gente. Gostei das dicas que o bispo deu porque vai facilitar quando a gente for fazer a Celebração da Palavra lá na Comunidade. Saio daqui com o compromisso de estudar ainda mais a Bíblia”, falou Micaele Jucá da Silva, do Sítio Saco.

Hoje a Paróquia Nossa Senhora da Conceição possui oitenta e quatro Ministros da Palavra, sendo que, de acordo com o pároco, padre Fernandes José dos Santos, sessenta e cinco estão sendo preparados para receberem o Ministério no fim do ano.

Ministro da Palavra

De acordo com o Guia Litúrgico- Pastoral da CNBB “todo cristão, homem ou mulher, por força de seu batismo e confirmação, pode assumir legitimamente esse ministério; dentre os não ordenados, têm preferência os acólitos e os leitores, instituídos para o serviço do altar e da Palavra de Deus. Devem ter um mandato especial do bispo diocesano, que dará as indicações oportunas sobre a duração ou o lugar e as condições”.

Para ser Ministro da Palavra é necessário que o candidato possua algumas características como ser uma pessoa responsável e de boa índole; ter testemunho de vida cristã, na família e na vida eclesial e social; ser estudioso da Bíblia; cultivar constante vida de oração e espírito missionário; demonstrar interesse e disponibilidade para participar de formações oferecidas pela paróquia e diocese; além de ser necessária a aprovação da comunidade, do pároco e do bispo diocesano.

O encontro foi concluído às 10h. (Foto: Cristina Carlos)

Ministério da palavra

É importante lembrar que a Celebração da Palavra não substitui a Celebração Eucarística, ela é uma forma de dar uma melhor atenção aos fiéis que não podem contar com a presença dos sacerdotes para celebrar a eucaristia, pois estando ligada a dimensão celebrativa reúne o povo para celebrar a Palavra e agradecer ao Deus de amor.

Para se ter uma ideia, a Paróquia de Mauriti possui oitenta comunidades, o que é impossível para os dois padres que atendem a região paroquial estarem presentes semanalmente. Os Ministros da Palavra chegam então como uma ajuda aos sacerdotes, pois exercendo o Ministério passam a reunir a comunidade e ministrar a Celebração da Palavra em nome da Igreja.

Resultado deste trabalho é que desde que instalou o Ministério da Palavra, há três anos, todas as Capelas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição passaram a ter Celebração da Palavra aos domingos. “Todos os domingos nossas Capelas estão abertas e os fiéis podem participar da Celebração da Palavra ministrada pelos leigos”, informou o pároco.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)