Praça da Igreja Matriz. (Foto: Patrícia Silva)

Em Bodocó- PE, dom Gilberto preside novena em honra a São José

Nessa quinta- feira, dia 14 de março, milhares de fiéis participaram da quinta noite da novena em honra a São José, padroeiro de Bodocó- PE. A missa, que foi presidida por dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Crato, começou campal, em frente a Igreja, mas devido a chuva que banhou a terra pernambucana logo no início da celebração, enquanto era entoado o salmo responsorial, todos foram convidados a adentrarem a Matriz e continuarem a celebração lá dentro.

Inspirado no tema deste ano que diz “Nos passos de São José, confiar na providência divina”, dom Gilberto falou sobre a importância de seguir a vida do casto esposo de Maria para fazer a vontade de Deus. “São José é o homem do silêncio. Em nenhum momento da bíblia encontramos São José falando, mas apenas escutando. Ele é o homem da escuta e da observância daquilo que o Senhor lhe pede. Quando o Senhor pede que ele aceite Maria como sua esposa, ele aceita; quando o Senhor pede a José que vá para o Egito levando seu filho, ele vai. Assim, José é o homem que não fala nada, mas cumpre a palavra de Deus. Então se nós queremos seguir os passos do Senhor, nos passos de São José, devemos aprender, primeiro, a escutar o Senhor”, disse.

Sendo assim, ainda de acordo com a reflexão do bispo, esta festividade do padroeiro deve provocar, na vida dos fiéis, uma mudança em direção aos passos de São José, onde a escuta prevalece sobre o falar. “A oração de José não é falar ao Senhor, mas escutá-lo. A oração de São José é compreender o que o Senhor revela a ele”, destacou.

A festa teve início dia 9 de março e deve ser concluída próximo dia 19.

Unidade da Igreja

Há pouco mais de um ano como pároco de Bodocó, o padre Pedro Sérgio de Oliveira, que concelebrou a missa, disse estar feliz com a presença de dom Gilberto, pois além de pertencerem a mesma Igreja, são vizinhos “e bons vizinhos”, sublinhou.

“É uma alegria para nós receber dom Gilberto em nossa paróquia. É um motivo de muita alegria. Aqui, da Paróquia de São José, muitos fiéis moram na diocese de Crato e tínhamos esse desejo de chamar o bispo para estar conosco, pois ele faz parte da nossa história. Nós somos uma única Igreja e por vivermos essa unidade nós hoje o recebemos aqui”, disse padre Pedro.

O pároco ainda ressaltou que essa visita de dom Pastana ficará marcada no coração de todos os bodocoenses e na história do Ano Jubilar da Igreja Matriz.

Ano Jubilar

A Paróquia São José, de Bodocó, pertence a diocese de Salgueiro. Quase centenária, ela vivencia o ano jubilar: em 2020 completa 95 anos de criação. Por isso a festa está ainda mais especial.

Além das celebrações religiosas e parte cultural, aqueles que vão a Igreja podem conhecer a história da Paróquia através da exposição “Vila São José”, que fica ao lado da Matriz. Nela é encontrada a primeira imagem do padroeiro e uma réplica da Matriz, mas as comunidades e setores não ficam de fora, galerias mostram as capelas e ilustram os trabalhos realizados pelas pastorais e movimentos. Tem também um espaço de fotos, onde são recordados os bispos, padres e lideranças que passaram pela história da comunidade, afinal, são quase cem anos.

“A exposição é para tentar despertar no povo de Deus este sentido de que eles fazem parte desta história, que a história não parou, ela continua, está em movimento e que vamos celebrar nestes 95 anos tudo que nossa paróquia viveu até agora”, disse o pároco.

Nascido e criado em Bodocó, Edinaldo Lopes, que tem 51 anos, diz que ficou encantado com a exposição. Ele não recorda há quanto tempo participa da festa, mas sabe que é desde pequeno. Para expressar o que sentiu ao ver a exposição ele usou a frase “dá uma dor no coração”, pois, para ele, as recordações são bem profundas.

Hoje a Paróquia possui sessenta comunidades, que são dividias em oito setores.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE