Em Aparecida- SP, padres da Diocese de Crato participam do Congresso de Gestão Eclesial

O Congresso de Gestão Eclesial (CONAGE) acontece em Aparecida – SP, de 23 a 26 de setembro, reunindo aproximadamente 400 pessoas, e, dentre eles estão presentes os padres da Diocese de Crato, José Adelino Martins Dantas, Cícero José da Silva e Lindolfo Lindomar. A edição 2014 traz como tema base para as discussões “Paróquia Visionária: construindo uma gestão empreendedora e profética”.

O evento, que é celebrado anualmente desde 2004, promove cursos e palestras sobre a gestão e provoca discursões sobre comunicação, contabilidade, administração, liderança, marketing, atendimento ao público, recursos humanos, direito civil e canônico, dízimo com formação pastoral para o clero e agentes, por isso além de sacerdotes o público de diáconos, seminaristas, secretários (as), ecônomos e administradores de comunidades e congregações, religiosos (as), membros de conselhos, agentes de pastoral também participam do congresso.

“O CONAGE é o que há de melhor na perspectiva de uma gestão inovadora, pois nos propicia uma visão diferente na questão da administração. O diferencial desta edição, e que está sendo muito bem trabalhado, é a secretaria de nossas paróquias. O espaço da secretaria não é um espaço qualquer, ele pode gerar proximidade ou distanciamento. Uma das reflexões que me chamou a atenção foi que ‘pelo batismo se entra na igreja, mas para se chegar ao batismo se passa pela secretaria, que pode cativar ou nunca mais voltar’. Também considero importante a conscientização que está sendo realizada sobre a forma de utilizarmos as novas tecnologias para administrar bem os procedimentos realizados nas paróquias. Administramos muito com o nosso olhar e não de acordo com as necessidades de um publico. A paroquia territorial hoje é afetiva”, disse o Pe. José Adelino.

Da esquerda para direita: Pe. Lindolfo Lindomar, Pe. Luís Claúdio e Pe. Cícero José. (Foto: Reprodução)
Da esquerda para direita: Pe. Lindolfo Lindomar. pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Crato- CE, Pe. Luís Claúdio, ecônomo da Basílica de Aparecida-SP, e Pe. Cícero José, vigário da Basílica N. Sr.ª das Dores, Juazeiro do Norte- CE. (Foto: Reprodução)

Entre os palestrantes do encontro está o ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. Luiz Claúdio que partilha sobre a realidade do Santuário Nacional, o Ir. Afonso Tadeu Amurad falando sobre empreendedorismo e profetismo: diferenças e pontos de encontro, o Conego Edson Oriolo refletindo como mapear uma paróquia para dar visibilidade a igreja, o diretor da Editora A Partilha, Aristides Madureira, com a palestra Dízimos sob as perspectivas: proféticas, eclesial e pastoral, e também o Pe. José Carlos Pereira, que esteve no inicio do mês de setembro no Seminário Diocesano de Pastoral da Diocese de Crato, e no CONAGE fala sobre gestão eficaz gera uma paróquia empreendedora.

A programação do congresso conta com, além das palestras, trocas de experiências e exposição de materiais que expressam a realidade das dioceses, se tornando também um espaço onde os participantes podem aprimorar seus conhecimentos e aprender a lhe dar com as novas ferramentas que visam uma eficaz administração eclesial, contribuindo para uma gestão inovadora e um melhor acolhimento aos fiéis.