Edificada para a comunidade: Dom Gilberto abençoa capela em Várzea Alegre

Em Várzea Alegre, a 81 km de Crato, precisamente na zona rural de Santa Rosa, a Família Leandro doou um terreno para que nele fosse construída uma capela. Logo que ficou pronta, foi doada para a comunidade. Na intenção de levar a bom termo essa obra – como orienta o Missão Romano [livro onde se encontra os ritos das diversas celebrações] – é conveniente celebrar um rito, pelo qual se implore a bênção de Deus. E assim foi feito”.

Na tarde deste domingo (19), alegremente reunidos para a bênção da capela, dedicada a Santo Antônio, os moradores da comunidade, junto aos familiares do casal benfeitor, Antônio e Carmosa Leandro, participaram da Santa Missa, presidida pelo bispo, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, Padre José Mota Mendes.

Usando uma estola branca, cor litúrgica deste domingo, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o pastor diocesano explicou à assembleia aí reunida a simbologia contida em cada gesto, da toalha deita sobre o altar às flores que o ornam. “Que essa capela seja, para vocês, lugar de encontro, encontro que transcende”, disse, ao iniciar a homilia. Em seguida destacou um aspecto do Evangelho do dia [Ver João 6, 51-58]: Maria que parte, apressadamente, para a região montanhosa, a fim de encontrar a prima, Isabel. Trazendo-o para os dias atuações, disse que o cristão é aquele que deve sempre estar em saída, atendendo aos apelos do Senhor”.

“Na nossa vida, é urgente anunciar a Palavra de Deus, sobretudo aqueles que vivem sem que Deus não existisse. É necessário que, também, os cristãos de hoje partam, para ir ao encontro das pessoas. Mas não pode ir sozinho. Cristão é aquele que, ao sair, leva consigo a Palavra, a Verdade de Deus”, completou.

Da assembleia, os fiéis eram só gratidão por vivenciar este momento simbólico e festivo. “É um privilégio participar dessa celebração. Hoje a gente tá colhendo os frutos”, disse Leidiana Leando Bezerra, neta do casal Antônio e Carmosa.

Com a bênção, a Capela Santo Antônio torna-se a 73ª da Paróquia São Raimundo Nonato.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação