Altar da Capela São Francisco, em Porteiras, é dedicado a Deus

Nesta segunda-feira, dia 10 de junho, na memória de “Maria, Mãe da Igreja”, a Comunidade São Francisco, no sítio Muquém, passou a ter mais um motivo para “favorecer a piedades dos fiéis”: uma nova mesa do Altar. A comunidade é composta por 90 famílias e pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras.

A cerimônia que dedicou o Altar a Deus foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, em Missa rezada ao cair da noite. Ele foi acolhido por toda a comunidade com fogos e festa. O pároco do município, Padre José Sampaio Alves, por exemplo, permaneceu exultante de alegria o tempo todo. “Eu, particularmente, estou muito feliz. Além de ser uma solene liturgia, ainda temos a honra de receber Dom Gilberto em nosso meio. Nós sabemos que o bispo é o verdadeiro sucessor dos apóstolos e por isso devemos a ele respeito e obediência”, disse.

O rito de dedicação aconteceu dentro da Missa, cuidadosamente cantada pelo Coral São José, de Brejo Santo, cidade circunvizinha. E foi dividido em três atos especiais: aspersão de água benta, unção do altar, incenso, velas e ornamentação. Esta última, com a participação de membros da comunidade. Eles limparam o altar, depondo sobre a mesa uma toalha branca, castiçais, velas e flores. No altar também foi colocada uma relíquia de São Luduvico de Casória, da Ordem dos Frades Menores, OFM, sacerdote e fundador de uma congregação ligada a São Francisco. De acordo com o Missal Romano, todo esse rito lembra que “somos templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser luz no mundo”.

Veja fotos deste momento solene e especial: