“É na Igreja de Cristo onde eu quero estar”

O jovem Pedro Gabriel, 16 anos, não se intimidou com a recusa do avô evangélico diante de sua opção em professar a fé católica. A catequista, neste sentido, foi fundamental. “Quando ele falou que não queria nessa [na Igreja Católica], eu fiquei revoltado, mas, depois, conversei com a Andreza [catequista], e deu tudo. Meu avô, agora, vai ter que entender que é aqui que eu quero ficar, é aqui que eu me sinto bem”, declarou. E tamanha era a sua convicção que se lançou, em dias seguidos, às etapas e momentos importantes da vida do cristão: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. Os dois primeiros foram tomados juntos, nesta terça-feira, dia 13. A Crisma, que exprime a maturidade que já carregava, aconteceu nesta quarta, dia 14.

<< A alegria de Pedro Gabriel ao receber o batismo. Fotos: Arquivo/Pascom Lavras – CE>>

“Eu me emocionei bastante, principalmente, ao recordar que passei para eles tudo aquilo que aprendi e absorvi na minha vida de fé. Estou muito satisfeita”, contou a catequista Andreza Leite.

A determinação de Pedro Gabriel uniu-se à alegria dos 207 jovens da Paróquia São Vicente Ferrer, localizada em Lavras da Mangabeira, que receberam o Espírito Santo de Deus, por meio do Sacramento da Crisma, ministrado pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. A Santa Missa deu-se em dois momentos: à tarde, com os jovens das comunidades rurais, que somaram em 97; e à noite, com os jovens da sede: 110.

Para sentir a força do significado

Presidindo a Santa Eucaristia, concelebrada pelo pároco local, Evaldo Alves, e Reginaldo Gabriel, da Diocese de Crateús, Dom Gilberto falou em como o Sacramento da maturidade cristão, isto é, a Crisma, provoca mudanças na vida das pessoas. E, neste sentido, a comunidade é convidada a acolher os jovens, para que estes possam dar impulso e continuidade ao que, ora, receberam: o Espírito Santo, “que nos leva à ação e à construção do Reino”.

(Concelebração Eucarística: Padre Evaldo, à esquerda; Dom Gilberto, ao centro; Padre Reginaldo, à direita; e a comunidade reunida para acompanhar seus jovens em tão significativo momento. Foto: Patrícia Mirelly)

Por Patrícia Mirelly, Assessoria de Comunicação