Multidão de devotos lotou a praça da matriz para a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento dos festejos a São Sebastião. Foto: Rafael Pereira

Dom Quintino encerra festa do padroeiro com grande devoção

Os festejos a São Sebastião foram encerrados neste domingo, dia 20, no distrito Dom Quintino, em Crato, com grande participação de devotos do santo e fiéis católicos. No primeiro momento, às 16h, houve missa solene, presidida pelo administrador da Área Pastoral Dom Quintino, Padre José Ricardo.

Em seguida, uma multidão de devotos caminhou em procissão por diversas ruas da comunidade. Durante o cortejo, os fiéis faziam questão de carregar os andores que representam os padroeiros das diversas comunidades da área pastoral, inclusive o de São Sebastião, que este ano estava ornamentado de acordo com o tema meditado no novenário:”Área Pastoral São Sebastião, casa de iniciação cristã, formando discípulos-missionários”.

Ao final da procissão os fiéis lotaram a praça da matriz para a bênção do Santíssimo Sacramento. Padre Ricardo agradeceu a todos que estiveram envolvidos na festa do padroeiro, inclusive os que trabalharam voluntariamente.

Os devotos deram vivas ao padroeiro com uma queima de fogos de artifício ao lado da igreja.

Novenário

Durante a semana que se passou, houve uma carreata com veículos dos devotos que saiu do sítio Boqueirão até a sede do distrito. A primeira noite foi celebrada pelo bispo da diocese de Crato Dom Gilberto Pastana. Todos os dias pela manhã houve ofícios com grande participação de fiéis e visita às comunidades vizinhas com o santo.

Artistas da região e filhos naturais da comunidade tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos durante todas as noites na quermesse que acontecia após a novena.

A festa de São Sebastião, este ano, teve uma repercussão bem maior devido ao trabalho da pastoral da comunicação (PASCOM). Por meio das redes sociais transmitiam os festejos ao vivo pelo Facebook unindo os devotos de São Sebastião em diversas partes do Brasil, além dos filhos naturais do distrito que moram longe, como nas cidades de Nova Serrana (MG), Pacaraima (RR) e Jundiaí (SP).