Dom Pastana: “Nosso Deus é o Deus do encontro e do abraço”

Como parte da programação da Semana Santa, foi realizada, em Crato, na noite desta terça-feira, dia 17 de abril, a “Procissão do Encontro”.

A imagem do Senhor dos Passos, levada pelos homens, saiu do Santuário Eucarístico Diocesano e percorreu as ruas do Centro para encontrar a imagem de Nossa Senhora das Dores, que saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Pimenta, levada pelas mulheres. A procissão recordou o doloroso momento em que a Virgem Maria encontra Seu Filho Divino carregando a cruz no caminho do Calvário, a 4ª estação da Via-Sacra.

Para o bispo Dom Gilberto Pastana esse momento confere uma “absoluta confiança de que o nosso Deus é o Deus do encontro, do acolhimento, do abraço e da alegria”.

A Procissão do Encontro é uma tradição popular da Semana Santa. Por isso Dom Gilberto também acrescentou a necessidade de traduzir essa simbologia no dia a dia.

“Para dialogar, para perdoar e para amar. Para respeitar o outro, como filho e filha de Deus. Para ver, no outro, a imagem de Deus. Isso é o encontro. Aproveitemos esse pequeno gesto que nós fizemos agora, de caminhar, para vir ao encontro do Senhor, com a nossa mãe, para traduzir isso na nossa família, nos nossos grupos, no nosso trabalho e, assim, podermos testemunhar essa vida em Jesus, essa vida em Deus”, considerou.

Leia a reflexão na íntegra:

“Para dialogar, para perdoar e para amor. Para respeitar o outro, como filho e filha de Deus. Para ver, no outro, a imagem de Deus. Isso é o encontro. Maria veio ao encontro de seu Filho. E Ele tem a certeza de que não está só, de que, além do Pai, a Mãe também cuida, protege e vem ao Seu encontro.

Como é bom quando nós temos essa confiança de que nós não estamos sós. E a Semana Santa, em particular este dia, nos dá essa confiança, nos dá essa certeza de que nós não estamos sós. Nossa Senhora também vem ao nosso encontro, vem amenizar o nosso sofrimento, vem reacender as nossas esperanças, vem nos confirmar de que, esse caminho, nos leva a Jesus.

Por sua vez, Jesus também é Aquele que vem ao nosso encontro, para nos indicar o caminho. Ele é o caminho, a verdade e a vida.

A vida nos oferece muitos desencontros, divisões e separações. Essa Semana, essa procissão vem nos dá essa absoluta confiança, de que o nosso Deus é o Deus do encontro, do acolhimento, do abraço, da alegria é o Deus da vida.

Então, nos esforcemos para evitar os desencontros que o mundo e a vida nos oferece. Aproveitemos esse pequeno gesto que nós fizemos agora, de caminhar, para vir ao encontro do Senhor, com a nossa mãe, para traduzir isso na nossa família, nos nossos grupos, no nosso trabalho e, assim, podermos testemunhar essa vida em Jesus, essa vida em Deus.”

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação