Momento da unção com o óleo do crisma. (Foto: Mychelle Santos)

Dom Pastana crisma jovens da Paróquia São José do Limoeiro e leva à comunidade a bênção do Papa Francisco

Ao fim da tarde deste domingo, dia 10 de junho, cento e quarenta e sete jovens da Paróquia São José do Limoeiro, localizada em Juazeiro do Norte, receberam o sacramento da crisma durante celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana, que partilhou com eles a experiência vivenciada com o Papa Francisco na última quarta- feira, dia 6, no Vaticano, em Roma.

O bispo disse que na catequese do dia o Santo Padre ressaltou o “receber o Espirito Santo e a paz esteja contigo”, que remete a crisma. “Ao abençoar-me, o Papa pediu que eu levasse sua bênção a todos os diocesanos, por isso quero dar a vocês esta bênção, como ele me pediu”, disse o bispo contagiando a todos com a unidade da Igreja.

No momento da renovação das promessas batismais, o bispo convidou dois jovens, com o nome de Cícero e Cícera, para segurarem o Círio Pascal. (Foto: Mychelle Santos)

Dom Pastana ainda falou, durante a homilia, sobre a importância do processo formativo na vida da catequese paroquial, destacando ainda a alegria em saber que a paróquia aderiu ao programa formativo da diocese sobre a iniciação a vida cristã. “Toda celebração da crisma é uma celebração de contentamento, agradecimento e de recebimento dos dons de Deus. Hoje essa alegria se multiplica, por saber que a catequese desta paróquia está dentro do programa formativo da diocese que é a iniciação a vida cristã. Sabemos que todos são batizados, mas nem todos são evangelizados. É triste dizer isso, mas essa é a realidade de nossa igreja. São poucos os que conhecem o projeto de Deus, os que se comprometem com esse projeto. Fiquei feliz quando o padre Adelino disse que esses jovens, dentro do processo catequético, ficaram um ano e seis meses em formação e que os catequistas também tiveram formações. Precisamos formar também nossos catequistas. Formação não é saber, é experimentar, sentir a presença de Deus se colocando a serviço”, falou.

A missa, concelebrada pelo pároco, padre José Adelino Martins Dantas, e o vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores, padre Antônio Romão, foi realizada na parte externa da Igreja, reunindo membros da comunidade paroquial, como também padrinhos, madrinhas, familiares e amigos dos crismandos.

Engajamento Pastoral

Dom Pastana também falou aos jovens sobre a vida deles após o recebimento do sacramento, e, incentivando-os ao engajamento pastoral, exemplificou o importante serviço desenvolvido pelas pastorais da pessoa idosa, criança e liturgia, por exemplo. “Seria importante se todos pudessem ter a consciência da necessidade de se viver o evangelho com autenticidade, viver o engajamento a partir da necessidade da comunidade”, ressaltou.

Para a jovem Yara Gomes, o pedido do bispo veio completar o que o processo formativo havia suscitado em seu coração. “Crismada, agora espero que venham mais coisas para eu fazer na Igreja, que eu continue na Infância Missionária e que tudo que eu puder ajudar, eu consiga”, afirmou.

Esperançosa, a coordenadora da catequese, Cícera Dias, externou a alegria da doação a este serviço, em especial, com o desejo de que a semente plantada por cada catequista floresça na vida dos crismados. “Esperamos estar encaminhando estes jovens para o seguimento de Jesus Cristo, para que eles realmente tenham compromisso com a Igreja. Esperamos que possa valer a pena, que eles realmente possam se engajar, serem jovens cristãos, adultos comprometidos com a causa do reino”, disse.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)