Dom Pastana anuncia lista de transferências de padres

Ao início da tarde desta quinta- feira, dia 14 de dezembro, dom Gilberto Pastana publicou uma carta comunicando ao povo de Deus, clero diocesano e religiosos (as) as transferências de padres das paróquias da diocese de Crato.

No comunicado o bispo agradece o apoio de todos os presbíteros, seus primeiros colaboradores, por contribuírem com a principal missão da Igreja que é evangelizar. Dom Pastana ainda diz que a decisão, definida em consonância com o Conselho Presbiteral, foi tomada tendo em vista a comunhão eclesial que sempre o leva a buscar o bem comum da diocese.

“Agradeço a todos que se colocaram a disposição de servir a Igreja aonde for preciso, a partir do chamado do seu bispo. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. ‘A obediência sempre traz uma graça'”, escreveu.

Na carta dom Gilberto ainda apresenta os pedidos acolhidos dos padres que solicitaram servirem em outra diocese, do seminarista David que, após o período de formação no Seminário, será ordenado diácono e dos seminaristas que concluíram a teologia e devem vivenciar o Ano Pastoral.

Leia a carta na íntegra:

COMUNICADO AO POVO DE DEUS, CLERO DIOCESANO, RELIGIOSOS (AS) NA DIOCESE DE CRATO

Graça e paz a todos vós da parte de Deus, nosso Pai, do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador e do Espírito Santo, Santificador.

Havemos por bem comunicar a todos vocês, o que junto com o Conselho Presbiteral, decidimos em nossa reunião no dia, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

1. TRANSFERÊNCIAS DE PRESBÍTEROS.

A comunhão eclesial me leva a sempre buscar o bem comum da diocese, consciente de que o bem da Diocese deve sempre prevalecer sobre aquele das paróquias e comunidades particulares.

Sou muito grato aos presbíteros, meus primeiros colaboradores, que entendendo a eclesiologia da comunhão e participação, promovem os leigos e leigas na única missão da Igreja: EVANGELIZAR.

Agradeço a todos que se colocaram a disposição de servir a Igreja aonde for preciso, a partir do chamado do seu bispo. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. “A obediência sempre traz uma graça”.

Para que haja uma boa transição, com oportunidade de informar e ser informado dos planos pastorais e conselhos de sua nova realidade, sugiro que as transferências ocorram entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2018.

Pe. Antônio José Clementino – Paróquia Santo Antônio – Antonina do Norte

Pe. Antônio José do Nascimento – Paróquia Santo Antônio – Barbalha

Pe. Antônio Luís do Nascimento – Paróquia São José – Missão Velha

Pe. Cícero Alencar Ferreira – Paróquia Senhor Menino Deus – Aurora

Pe. Francisco César Pereira Retrão – Paróquia São Sebastião – Nova Olinda

Pe. Francisco de Paulo Pereira da Silva – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito

Pe. Francisco Georgelanio de Brito Felipe – Paróquia Nossa Senhora dos Milagres – Milagres – Vigário Paroquial

Pe. Francisco Luís dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Juazeiro do Norte

Pe. Francisco Sales Pereira da Silva – Paróquia Santo Antônio – Jardim – Vigário Paroquial

Pe. Ismael Vogas Evangelista Sousa – Paróquia Imaculada Conceição – Mauriti – Vigário Paroquial

Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Crato

Pe. José Eliomar Tavares Serafim – Área Pastoral Imaculada Conceição – Santa Fé – Crato

Pe. José Luismar Rodrigues – Paróquia Nossa Senhora das Angustias – Tarrafas

Pe. José Vicente dos Santos – Seminário São José – Ecônomo

Pe. Luciano Pinheiro de Brito – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Juazeiro do Norte

Pe. Luciano Virgulino Coelho – Paróquia São Pedro – Caririaçu – Vigário Paroquial

Pe. Paulo César Borges de Sousa – Basílica Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte – Vigário Paroquial

Pe. Paulo César de Lima Andrelino – Paróquia São Gonçalo do Amarante – Umari

Pe. Paulo Evangelista da Costa da Silva – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Assaré

Pe. Paulo Sérgio da Silva – Paróquia São Sebastião – Mangabeira

Pe. Ronaldo do Nascimento Oliveira – Paróquia Nossa Senhora dos Milagres – Milagres

Pe. Tarcísio de Sales – Paróquia São Francisco de Assis – Salitre

1. PEDIDOS TEMPORÁRIOS DE PRESBÍTEROS PARA SERVIREM A OUTRA DIOCESE

Pe. Adalmiram Silva de Vasconcelos – Diocese de Goiânia

Pe. Francisco Wesley Barbosa Barros – Diocese de Tianguá

1. MINISTÉRIO DIACONAL

Antônio Honorio David Neto – Ordenação Diaconal dia 06.01.2018 – Estágio  Diaconal – Paróquia Senhora Santana, Santana do Cariri

1. ANO PASTORAL

Seu grande objetivo é oferecer ao futuro presbítero um espaço de preparação prática e sistemática no campo da ação evangelizadora e missionária, de tal maneira que sua preparação teológica, seu crescimento espiritual e suas qualidades humanas sejam colocados a serviço da comunidade cristã como expressão de uma autêntica caridade pastoral.

Áryson Rodrigues Magalhães – Paróquia Santo Antônio – Araripe

Carlos Aguiar Terto Gonçalves – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Jamacaru

Francisco José Bezerra de Sousa – Paróquia São Gonçalo do Amarante – Umari

Jeferson dos Santos Pereira – Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Penaforte

Francisco Rafael Félix de Sousa – Paróquia São Francisco de Assis – Salitre

Antônio Marcus Dantas Silva – Paróquia Santo Antônio – Jardim

“O tronco deve florir onde Deus o plantar”, com esse pensamento extraído dos ensinamentos de Santa Clara de Assis, expresso a todos os melhores votos de uma fecunda ação pastoral a serviço da Igreja e do Reino de Deus.

Dom Gilberto Pastana

Bispo de Crato