Dom Jaime Spengler, de Porto Alegre (RS), é eleito 1º vice-presidente da CNBB

O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, foi eleito na desta segunda-feira, 6 de maio, como primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O primeiro vice-presidente foi escolhido no terceiro escrutínio por maioria absoluta do total de 301 votantes da 57ª Assembleia Geral da CNBB que acontece em Aparecida (SP).

O cardeal Sergio da Rocha fez a mesma pergunta a dom Jaime Spengler se aceita esta missão à ele confiado. “Com temor e tremor, acolho”, disse dom Jaime.

Natural de Gaspar, em Santa Catarina, o vice-presidente eleito nasceu em 6 de setembro de 1960. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR) e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.

O bispo também tem doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado em novembro do mesmo ano pelo papa Bento XVI como bispo titular de Patara e auxiliar de Porto Alegre (RS).

No ano seguinte, em fevereiro de 2011, o bispo foi ordenado na paróquia São Pedro Apóstolo, na sua cidade natal, Gaspar, pelo Núncio Apostólico no Brasil, na ocasião, dom Lorenzo Baldisseri. Em 18 de setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre.

Atividades como bispo

Em março de 2014, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Em abril de 2015, na 53ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, para a gestão 2015-2019. Na ocasião, recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. Também em 2015, o arcebispo foi eleito presidente do regional Sul 3 da CNBB, que corresponde ao Estado do Rio Grande do Sul, para a gestão 2015-2019.

Lema Episcopal

O lema episcopal de dom Jaime Spengler é “In Cruce Gloriari – Gloriar-se na Cruz – inspirado na carta de São Paulo aos Colossenses. Seu brasão possui os seguintes significados:

a) A Cruz: o centro do brasão é ocupado pela cruz; esta é iluminada pelo sol, expressando o que diz a Escritura: “Cristo é o sol de justiça”. O Cristo crucificado, sol de justiça, é a nossa esperança; concede novos horizontes de vida aos crucificados de todos os tempos; o Crucificado divide e unifica o universo. A metade do Crucificado sobre a cruz escura, indica o Cristo que glorifica a cruz. A metade escura do Crucificado sobre a cruz clara, indica que a cruz glorifica e transfigura o ser humano.

b) A Concha: na parte inferior vemos a cruz repousando numa concha. Expressa o mistério inesgotável da cruz. Ela é o símbolo do Santo Sepulcro e do evento da Ressurreição; distintivo dos peregrinos de todos os tempos.

c) Águas: de um lado da cruz lembram o rio Itajaí-Açu com seu vale, região de nascimento de Dom Jaime Spengler; do outro lado, lembram o Guaíba, que banha a região de Porto Alegre, local atual da missão do arcebispo.

d) Os diversos tons de azul: evocam Nossa Senhora Mãe de Deus, como padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre, e como a Virgem Imaculada, “a mulher vestida de sol”.

e) O Tau: no alto do brasão vemos a cruz arquiepiscopal. No detalhe, inferior podemos identificar a presença do tau, recordando a família religiosa de onde provém o Arcebispo, e os “assinalados” discípulos do “Amor que não é amado”.
f) O Pálio: espécie de colarinho de lã branca com cruzes negras. Expressa a unidade com o sucessor de Pedro, bem como indica a dignidade arquiepiscopal.

Por: CNBB (Link: https://www.cnbb.org.br/dom-jaime-spengler-de-porto-alegre-rs-e-eleito-o-primeiro-vice-presidente-da-cnbb/)