Dom Gilberto aos romeiros na Colina do Horto: “O Senhor quer que preenchamos a vida de significados”.

“O Senhor quer  que preenchamos a vida de significados”. Foi a exortação do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, aos romeiros presentes à Colina do Horto, na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, véspera da grande Romaria de Nossa Senhora das Candeias.

Tratando do Evangelho do dia (Mc 6,7-13), em que Jesus chama os doze e começa a enviá-los “dois a dois”, Dom Pastana lembrou os “roteiros da fé”, percorridos pelos romeiros, afirmando que estes são oportunidade para fazer a experiência de Deus em grupo, nunca de forma individual. E detalhou os “significados” presentes em cada lugar.

No Crato, está a Pia Batismal na Igreja Catedral, onde Padre Cícero recebeu o nome. Estando aí, o romeiro também pode, em suas orações, recordar a sua identidade cristã, o seu batismo, pois “somos chamados a sermos seguidores de Jesus Cristo no dia a dia”; Na Basílica Santuário, Casa da “Mãe das Dores”, Padre Cícero exerceu seu ministério e celebrou os sacramentos, cuidando do povo a ele confiado, oportunidade para “experimentar o amor da Mãe para com os seus filhos”, assim como as Igrejas de São Francisco e do Sagrado Coração, o Horto (casarão em que, por diversas vezes, ele recuperou as suas forças, meditando a missão que Deus lhe confiara, preparando-se para servir melhor ao povo) e a Capela do Socorro, onde seu corpo está sepultado. Esse roteiro – acrescentou o bispo – nos faz pensar na nossa vida, nos nossos valores, meditando a vida e os valores do Padre Cícero, para que saibamos seguir ao Senhor, renovando a nossa vida, nos tornando discípulos e missionários Dele.

Mas, para isso, o “individualismo não pode prevalecer”, recordou. “Vocês vêm ao Juazeiro para fazer essa experiência de Deus nas suas vidas, para receber as bênçãos e voltar para as suas casas renovado, cheio de força. E não faz isso de forma individual, mas de forma grupal, transmitindo o que aqui viveram. Foi isso que Jesus ensinou: ‘Ide de dois em dois, levem a Palavra, levem alegria’”.

Junto a Dom Gilberto, concelebrou a Eucaristia o Padre Genivaldo Vicente Barbosa, de Alagoas. Dentre as muitas caravanas que visitavam a Colina do Horto estavam Campo Alegre, Teotônio Vilela e Igaci – AL.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação