Dom Fernando Panico ordena como diácono, mais um jovem da Aliança de Misericórdia

Fernando Antônio Gonçalves, de vinte e nove anos, após o quarto ano como missionário do Movimento Aliança de Misericórdia, optou por acrescentar o nome João ao seu nome de batismo, e hoje, após doze anos de vivência comunitária, recebeu, das mãos do Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, a ordenação diaconal.

Os fundadores do movimento, Padre João Henrique e Padre Antonello Cadeddu, junto com padres da Diocese de Crato e sacerdotes da Aliança de Misericórdia vindos de São Paulo, concelebraram a solene celebração, que neste dia vivenciava a liturgia da Ascensão do Senhor, comemorando também 50º aniversário do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Dom Fernando Panico com os pares que concelebraram. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico com os pares que concelebraram. (Foto: Patrícia Silva)

O Diácono João, natural de São Paulo, já esteve em missão no Estado de origem, Belo Horizonte e Crato, onde está há um ano e permanecerá aguardando a ordenação sacerdotal, que deve acontece entre os próximos doze meses.

O movimento Aliança de Misericórdia está na Diocese de Crato há nove anos, e o Diácono João Fernando é o quarto jovem da comunidade a receber a ordenação diaconal nesta região episcopal.

Celebração

Como um fervoroso missionário, João Fernando aguardou ansiosamente por este momento que intensifica ainda mais sua doação de vida à Deus e à Igreja. “Antes de eu sonhar com isso Deus desejou que esse dia acontecesse e hoje eu experimento a realização desta promessa”, afirmou.

Mesmo tratando-se de um problema de saúde, Dom Fernando Panico fez questão de presidir a ordenação. “Seu exemplo de Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas, inspirará meu diaconato”, afirmou o neo- diácono.

O Diácono João fazendo os agradecimentos finais. (Foto: Patrícia Silva)
Emocionado, o Diácono João fez os agradecimentos finais e recordou sua mãe, já falecida, neste dia das mães. (Foto: Patrícia Silva)

Demonstrando firmeza nas palavras e gratidão por estar em meio ao povo, no serviço que ele realiza com tanto amor, Dom Fernando esteve atento aos mínimos detalhes da solenidade. “Na fragilidade de minha vida, Deus me concede estar aqui para ordenar você”, falou o bispo para o candidato ao diaconato, durante a homilia, e continuou: “Por providência de Deus a ordenação acontece no dia da Ascensão do Senhor. A missão de todos nós não é contemplar Jesus, mas anuncia-lo, indo ao encontro dos excluídos, dos mais pobres dos pobres. Que você seja reflexo do coração misericordioso de Deus”.

Ao final da celebração o Dom Fernando foi presenteado com flores. “O povo de Crato exala cheiro de santidade, amizade, de acolhida muito bonita desde quando a comunidade chegou aqui. Deus tem um projeto grande para misericórdia nestas terras, e a expressão mais forte dessa misericórdia eu vejo em Dom Fernando, homem que ama, perdoa, que olha pra frente, que não se deixa barrar pelas dificuldades e sabe carregar a cruz. Ele é digno de muita confiança, pois é um homem de Deus”, afirmou o Padre João Henrique, um dos fundadores do movimento Aliança de Misericórdia.

Dom Fernando sendo presenteado. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando sendo presenteado. (Foto: Patrícia Silva)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!