Dom Fernando encerra visita pastoral em Santana do Cariri crismando mais de cem jovens

O Sacramento do Crisma, importante para a vida cristã, foi recebido no dia 26 de abril às 17h. por 145 jovens da cidade de Santana do Cariri, encerrando assim a visita pastoral iniciada por Dom Fernando Panico na segunda- feira, 21-04. Centenas de fiéis estiveram presentes na celebração que aconteceu no salão paroquial da Paróquia Senhora Sant’Ana, sendo presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo Pe. Paulo Lemos, pároco.

O crisma faz parte dos sacramentos de iniciação cristã e tem como finalidade confirmar os jovens em seu batismo. Outrora os pais assumiram o compromisso de tornar os filhos cristãos, agora os jovens, em sua consciência, assumem essa identidade por vontade própria.

Segundo Dom Fernando “este sacramento nos transforma em operários da vinha do Senhor. Nele recebemos os dons do Espírito Santo e não podemos deixá-los presos, não podemos engavetá-los”. De acordo com o bispo muitos jovens são crismados, mas não se engajam nos serviços pastorais, não se deixam levar pela força renovadora do Espírito Santo, o que é essencial para a existência da igreja, pois “o espírito Santo é o motor da igreja. Ela é impulsionada por sua inspiração, nos tornando cada vez mais missionários.”

O bispo também fez um pedido aos jovens para que eles assumam a identidade de cristãos através deste sacramento, e para que, como a jovem Benigna Cardoso, eles possam acolher de braços abertos a herança de amor que Deus oferece a cada um de nós, ressaltando “não abram mão desse tesouro que vocês receberam.”

Para a jovem Cícera Vânia Campos, 21, doméstica, que recebeu o crisma neste dia, este é um momento de muita importância, pois “celebramos os dons do espírito que são infundido em nós, agora nós fazemos a escolha de forma consciente. Aqui estamos confirmando o nosso desejo de sermos católicos, buscando cada vez mais a Deus.”

Os catequistas também se sentem realizados com este momento. É o caso de Josenilda Esterivam da Silva, 44, professora e coordenadora paroquial da Pastoral Catequética, ela define a crisma como o sacramento da maturidade cristã e acredita que através dele os jovens podem permanecer cada vez mais na igreja.

A celebração do crisma concluiu, com grande sucesso, a visita pastoral de Dom Fernando Panico em Santana do Cariri. Nesta oportunidade o bispo esteve presente em cerca de 10 comunidades, celebrando e rezando com o povo santanense, que vivenciaram momentos fortes junto a ele. O acolhimento do povo, o abraço dos jovens, o afeto das crianças e idosos foram marcas fundamentais desta atividade missionária, afirmou o pastor diocesano.

A visita pastoral em Santana do Cariri foi a quarta realizada, neste ano, por Dom Fernando, em paróquias da diocese de Crato. No mês de fevereiro ele esteve na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Juazeiro do Norte, e no mês de março ele foi até a Paróquia São Francisco de Assis, em Salitre, e ao Santuário da Divina Misericórdia, em Barro.

A próxima visita pastoral acontecerá no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, de 27 a 30 de maio.