Distrito de Crato inicia, com presença de dom Pastana, festa em honra a Santa Rosa de Lima

Uma calorosa salva de palmas acompanhou o bispo dom Gilberto Pastana, da porta de entrada até o altar, na Capela São José, localizada no distrito Santa Rosa, em Crato, ao fim da tarde deste sábado, dia 18 de agosto, onde ele presidiu a missa de abertura da festa da padroeira da América Latina e co- padroeira da comunidade, Santa Rosa de Lima.

A alegria no rosto dos fiéis era justificada: em mais de 70 anos de existência da Capela, esta é a primeira vez que um bispo vai ao encontro deles. “Este momento para nós é histórico, nunca recebemos um bispo entre nós. Sentimos uma alegria muito grande. Nos preparamos para isso. A presença dele entre nós significa esperança, esperança da comunidade se envolver ainda mais, esperança de fortalecimento das lideranças para que elas entendam que o trabalho não pode parar, que vai dar certo”, disse o coordenador Humberto Alencar

E falando em ir ao encontro, a programação da festa foi feita na dinâmica da Igreja em Saída. Hoje a missa foi na Capela, mas amanhã todos celebrarão no setor Baixio dos Robertos e, no dia seguinte, no setor Santa Rita, em ambos terá missa campal. Depois as celebrações se concentrarão na Capela. Ainda como parte da programação, cerca de 200 famílias serão visitadas até o encerramento que acontecerá dia 23.

Dia de celebrar

Esta foi a primeira Capela da Paróquia São Francisco, de Crato, que dom Gilberto presidiu missa e ele fez questão de recordar as alegrias festejadas neste dia, a começar pela celebração da festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, o inicio da festa da padroeira da comunidade e o início da festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da diocese e da cidade de Crato, que mais tarde aconteceria na Catedral.

“Muitas razões, muitos motivos que nos fazem agradecer a Deus. Penso que quando nos reunimos na comunidade hoje, para celebrar a abertura do festejo, queremos demostrar nossa fé em Deus nosso pai e enriquecer esta fé”, afirmou o bispo.

Unidade

O bispo ainda falou que o objetivo do festejo é unir a comunidade que se torna família de fé, pois “se nós acreditamos que somos filhos de Deus, a consequência dessa filiação é a irmandade. Todos somos irmãos”.

“A vontade do Pai a gente não faz de uma forma isolada, mas coletiva, em comunidade, pensando juntos, unindo nosso pensamento para que a nossa única intenção seja fazer a vontade do Pai e, quanto mais compreendemos isso, percebemos o quanto o mundo está distante de Deus. É o engajamento na comunidade que vai esclarecendo e norteando nossa vida para vivermos a felicidade prometida por Jesus”, disse dom Gilberto pedindo aos fiéis para fazerem o compromisso de participarem bem deste festejo, fazendo o melhor.

Compromisso: ir ao encontro

Com o desejo de que a celebração aconteça na vida do povo, o bispo ainda instigou-os a viverem de forma profunda os ensinamentos da festa. “A festa é, por excelência, um momento onde todos devem participar, se conhecer pelo nome e criar relações fraternas, por isso alguns membros da comunidade vão visitar as famílias, mas as famílias devem também não só receber a visita, mas visitar. Porque eu recebi, eu tenho e se tenho eu posso dar. Se cada família visitada fizer o mesmo, certamente esta festa será diferenciada”, disse.

Propondo mais uma reflexão, dom Pastana pediu que os fiéis pensassem em como viver a felicidade aqui e agora, como esperar que não só a equipe vá visitar as casas, mas que todos se tornem missionários, afirmando que, a partir dai, “Deus vai enlarguecer nossa missão e, sobretudo, seu amor por nós”.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)