Durante o encontro também foi refletido sobre economia, meio ambiente e profetismo. (Foto: Patrícia Silva)

Diocese de Crato promove Seminário sobre Fé e Política

Para contribuir com a construção de um Brasil melhor, através da conscientização do papel de cada cidadão, a diocese de Crato promove neste feriado do dia do trabalhador, primeiro de maio, o Seminário Fé e Política, realizado no Centro Juvenil da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte.

O encontro reuniu sacerdotes, diáconos e leigos que foram convocados à fazer ecoar essas discussões nas paróquias e comunidades. “O estudo está sendo feitas a partir do ver, julgar e agir diante de toda essa situação que estamos vivendo no Brasil. Nosso objetivo é trazer as pessoas das pastorais para, a partir desse encontro, fazer um trabalho de base fortalecendo ainda mais esse trabalho. Esperamos que os participantes cheguem nas comunidades e promovam esses pequenos grupos de reflexão sobre fé e política”, disse o padre José Gonçalves, organizador.

Dom Gilberto lendo a carta dos bispos do Brasil, enviada ao povo brasileiro, sobre as eleições 2018. (Foto: Patrícia Silva)

A discussão foi feita em comunhão com o que pediram os bispos do Brasil, durante a assembleia geral realizada mês passado, como um desdobramento na realidade diocesana. “A fé tem uma dimensão política que é a construção do reino, se constrói o reino a partir de uma política do bem comum, fazendo o bem. Quem não faz isso, faz uma política contra o reino e, infelizmente, é essa política que tem prevalecido na sociedade. É necessário invertermos essa realidade com ações que ajudam na construção do reino. Por isso é importante a reflexão, mas mais do que a reflexão é o debate, a partilha de experiências de construção de um outro mundo possível”, disse dom Gilberto Pastana, que abriu os trabalhos do seminário.

O evento teve inicio às 8h e deve ser concluído às 15h. Como palestrantes estão o professor doutor Emmanoel Lima Ferreira, padre Ermano Alegri e diácono o Tiago Landim.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)