O encontro também contou com a presença de padres, religiosos e religiosas. (Foto: Patrícia Silva)

Diocese de Crato promove encontro de capacitação para secretários (as) paroquiais

“Capacitar para bem servir!” foi o tema da formação promovida pela diocese de Crato, neste sábado, dia 6 de janeiro, para os (as) secretários (as) das paróquias da região diocesana. O encontro acontece, pela manhã e a tarde, no auditório Papa Francisco, localizado na cúria, e reúne cerca de 70 profissionais que no dia-a-dia são a porta de entrada das paróquias.

“Esse é o primeiro de outros encontros que certamente farão parte do plano de formação dos secretários e secretárias paroquiais. A secretaria é a porta de entrada da paróquia, então é fundamental que todos que atuam nessa área tenham essa orientação para servir melhor na função que estão exercendo”, disse dom Gilberto Pastana.

Dom Gilberto conferiu a primeira palestra. (Foto: Patrícia Silva)

A programação do encontro conta com a apresentação de cinco painéis. No primeiro, dom Gilberto falou sobre bom atendimento, ética profissional, postura, bom relacionamento e as dificuldades encontradas na secretaria paroquial; o segundo contou com a participação da psicóloga Gorete Sousa, falando sobre a importância da motivação no ambiente profissional; o terceiro será assessorado pelas contadoras Silvana Silva e Inês Santos que fizeram uma explanação sobre procedimentos administrativos paroquiais; os procedimentos sacramentais também estarão em pauta, sendo apresentados pelo vigário geral, padre José Vicente Pinto; e, por fim, Wandemburgo Santana, assistente administrativo da cúria, explicará o funcionamento do Sistema de Gestão Canônico Pastoral.

Tanto conteúdo, explicado de forma dinâmica, trouxe vários esclarecimentos para os secretários (as), como também promoveu unidade entre os profissionais. “Nos sentimos muito honradas de estar iniciando o ano com o encontro das secretárias. Nós precisamos muito de orientação, aperfeiçoamento. As vezes estamos distantes e em um ambiente desse tiramos nossas dúvidas para bem servir”, disse Eleonita de Almeida, secretária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Iara.

Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar conhecimento e tirar dúvidas. (Foto: Patrícia Silva)

Para Teresinha Alves, secretária da cúria diocesana, o encontro veio orientar a, acima de tudo, como atender melhor nas paróquias, pois “somos Igreja e quem vem, vem ao encontro de uma boa resposta, bom acolhimento e uma solução para os problemas que trazem”.

Os ensinamentos adquiridos nesse primeiro encontro diocesano das secretárias (os) paroquiais poderão ser colocados em prática com o apoio dos padres. O resultado disso será sentido pelos paroquianos, que terão uma Igreja cada vez mais organizada e preparada para bem servir.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)