Diocese de Crato participa da 33ª Assembleia Geral Ordinária da CNLB

A XXXIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), que reúne suas instâncias regionais e as organizações filiadas, acontece de 01 a 03 de Agosto na casa de encontros das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia, Arquidiocese de Fortaleza. Da Diocese de Crato estão participando Arlane Markely dos Santos Freire e Inez Barbosa de Oliveira.

O tema que está sendo refletido nesta edição da assembleia é “Cristão leigo e leiga, sujeito eclesial”. No mesmo espaço acontece também o Encontro Nacional de Jovens Leigos com representantes de todos os regionais. A programação contempla o estudo do documento 107 da CNBB ” Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” com a assessoria da teóloga Tânia Couto.

O regional nordeste 1, que atualmente das 9 dioceses 7 tem seus conselhos diocesanos em articulação, fez a avaliação de sua caminhada, apontado como pontos positivos a eleição dos cargos vacantes que aconteceu durante a assembleia regional realizada no dia 05 de julho em Fortaleza, bem como encontros de formação que aconteceram no primeiro semestre.

Foi apontado também que o CNLB do regional precisa estreitar mais sua relação com as CEBs, bem como melhorar a representatividade de movimentos e pastorais no mesmo. No segundo semestre irá acontecer o Fórum do Laicato de 22 a 24 de agosto na cidade de Iguatu e dia 22 de novembro o Simpósio dos Cristãos Leigos e Leigas com tema: O cristianismo na nova civilização, que acontecerá em Fortaleza, ambos encontros a nível regional.

Na Diocese de Crato o estudo do documento 107 da CNBB, deverá acontecer dias 11 e 12 de outubro na cidade de Crato, durante a assembleia diocesana do conselho de leigos.