Diocese de Crato investe na formação dos padres

Uma das grandes preocupações do Bispo Dom Fernando Panico é a formação dos padres da Diocese de Crato, para melhor atender as necessidades do rebanho de Deus, e o investimento mais recente está sendo a Pós- Graduação em Liturgia, primeira turma com esta especialização no Brasil, que está sendo concluída no próximo dia 19 de julho, em São Paulo- SP, pelo Pe. Joaquim Ivo dos Santos, pároco da Paróquia de São José, Missão Velha- CE.

O curso iniciou em 2012 e é realizado pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Campus Pio XI (São Paulo). Ele tem como objetivo formar liturgistas que estejam aptos para aprofundar a prática e transmissão da visão teológica, mistagógica e pastoral da liturgia na perspectiva do Concilio Vaticano II. Estiveram presentes 38 agentes de pastoral entre padres, diáconos, religiosas e leigos, das cinco regiões do Brasil.

A especialização durou três anos e acontecia sempre no mês de julho totalizando uma carga horária de 400 horas- aulas, exigindo, para sua conclusão, a apresentação de uma monografia. O trabalho final do Pe. Joaquim Ivo teve como tema “Liturgia e Piedade Popular”.

Outros padres da Diocese de Crato deram passos importantes em sua formação recentemente: o Pe. Antônio Edson Bantim e o Pe. Rocildo Alves Lima Filho concluíram doutorado em Roma; o Pe. José Ricardo Barros de Sales, mestrado na Espanha e o Pe. Tales Eduardo Santos Figueiredo mestrado na Itália.