Diocese de Crato inaugura o Santuário Paroquial da Mãe Rainha, em Brejo Santo- CE

Dentro do projeto do centenário para construção de 100 capelas, foi inaugurado no dia 28 de setembro, o Santuário Paroquial da Mãe Rainha, em Brejo Santo- CE, com celebração solene presidida por Dom Fernando Panico, e concelebrada pelo Monsenhor Dermival Anchieta Gondim, incentivador da construção, juntamente com padres e diáconos da Diocese, contando com a presença de centenas de devotos que participaram da primeira peregrinação saindo da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em direção ao local do Santuário.

No triênio iniciado com as Santas Missões Populares, em 2010, como preparação ao ano centenário foi colocada como meta a construção de 100 capelas, porém há menos de um mês para a comemoração maior, que será dia 19 de outubro, este número já chegou a 135, sendo o Santuário Paroquial da Mãe Rainha a mais nova, fato que anima os fiéis. Para o agricultor Vicente Coelho, 59, esta obra faz com que as pessoas estejam mais próximas de Deus. “Estou muito feliz pela caminhada de 100 anos da Diocese, principalmente pelas construções destas capelas. Aqui será uma nova casa de oração para nós, sou muito devoto da Mãe Rainha, tenho certeza que todos da cidade estão gratos ao Dom Fernando e ao Monsenhor Dermival por terem pensado em todos nós construindo esta capela. Isso nos aproxima ainda mais de Deus”, disse.

Devotos da Mãe Rainha e Vencedora três vezes admirável na inauguração do Santuário Paroquial, em Brejo Santo. (Foto: Patrícia Silva)

Na celebração foi realizada a aspersão do espaço com água benta, a sagração do novo altar, sendo inseridas nele, as relíquias de São Clemente Romano, quarto Papa da Igreja, São José Benedito Cotolengo, italiano conhecido pelo testemunho de caridade, e da Bem Aventurada Irmã Dulce dos pobres, brasileira, apóstola do amor ao próximo.

A obra, que teve a duração de três anos para ser concluída, é hoje o maior templo católico da cidade de Brejo Santo, o que faz com que a cidade tenha destaque nos espaços de peregrinação da diocese centenária. Dom Fernando falou aos fiéis da felicidade pela conclusão do Santuário e lembrou que em sua chegada, ao subir os degraus até chegar à entrada da igreja, contou 50 degraus e relacionou as 50 Ave- Marias do terço. “Que ao visitar este local, possamos em cada degrau rezar uma Ave- Maria. São 50 degraus, um para cada Ave- Maria do terço. Façamos de nossa vinda uma peregrinação. Expresso aqui minha alegria pela generosidade de todas as comunidades que contribuíram com esta construção e, em especial, quero agradecer ao Monsenhor Dermival, pois sei que em muitos momentos ele teve que desfazer de bens da família para concluir esta Igreja. Este Santuário que está sendo abençoado hoje será a memória viva do Monsenhor Dermival” afirmou.

Monsenhor Dermival recebendo homenagem dos paroquianos. (Foto: Patrícia Silva)

Para o Monsenhor Dermival, que está como pároco de Brejo Santo há 58 anos, a construção do Santuário é a realização de um grande sonho. “Sou muito devoto da Mãe Rainha e concluir a elevação deste templo, dentro do jubileu pelo centenário da Diocese de Crato, é uma grande realização. Só posso me encontrar feliz por ver concluido aquilo que eu tinha em mente. Apesar de algumas dificuldades hoje estamos com a obra pronta. Graças a Deus, Maria esta sendo glorificada por todos nós, ela que nos leva a seu Filho Jesus. Só tenho a agradecer a Deus através da Mãe Rainha por esta construção”, falou.

No Santuário, a partir de novembro, estarão sendo celebradas missas diariamente, segundo o Monsenhor, e o Diácono Pedro André Bitú, que irá receber as ordens sacerdotais no dia 15 de outubro, será designado para exercer seu pastoreio nesta região.