Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes: “Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”. (São João Paulo II)

“Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai” – Papa Francisco.

Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra, também, o dia Mundial de Oração pela santificação dos Sacerdotes, que convida todo o clero a buscar a santidade em seu ministério. O dia foi estabelecido em 1995, por São João Paulo II, que dizia: “Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”.

Neste dia todos os fiéis, juntos em oração, pedem ao Coração Triunfante de Jesus, que forme sacerdotes santos, pelo seu Coração chagado de Amor a igreja e a humanidade. Assim, deve ser o Sacerdote, um homem santo. “In persona Christi(na pessoa de Cristo), agindo não por si próprio, mas fazendo a vontade do próprio Deus.

Existe um abismo entre o Deus infinito, onipotente, imutável e eterno, e o ser humano. “O sacerdote é aquele que liga Deus aos homens”, diz o Padre Paulo Ricardo, ao explicar a importância do sacerdócio na igreja, que é ser instrumento de Cristo. É Cristo que age, que absorve e que consagra, e Ele o faz pelas mãos do sacerdote.

“Ó meu Jesus, Vos peço por toda a Igreja,
concedei-lhe o amor e a luz do Vosso Espírito,
dai vigor às palavras dos sacerdotes,
de tal modo que os corações endurecidos
se enterneçam e retornem a Vós, Senhor.
Ó, Senhor, dai-nos santos sacerdotes;
Vós mesmo, conservai-lhes na santidade.
Ó Divino e Sumo Sacerdote,
que a potência da vossa misericórdia
lhes acompanhe em todos os lugares
e lhes defenda das insídias e dos laços do diabo,
pois ele tenta continuamente as almas dos sacerdotes.
Ó Senhor, que a potência da Vossa misericórdia
quebre e aniquile tudo aquilo
que possa obscurecer a santidade dos sacerdotes,
porque Vós podeis todas as coisas.
Meu Jesus amantíssimo,
Vos peço pelo trinfo da Vossa Igreja,
para que abençoes o Santo Padre e todo o clero;
para obter a graça da conversão
dos pecadores obstinados no pecado;
por uma especial bênção e luz,
Vos peço, Jesus, pelos sacerdotes
com os quais me confessarei durante toda a minha vida. “
(Santa Faustina Kowalska)

Que o Sagrado Coração de Jesus, a quem rogamos e louvamos neste dia, inspire todos os sacerdotes, em especial os presbíteros de nossa diocese, na busca da Santidade.

Mychelle Santos (Estagiária)