Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo

HISTÓRICO

O CENDEP – Centro de Documentação, Estudos e Pesquisas, um setor da Fundação Padre Ibiapina – da Diocese de Crato, foi instituído em maio de 1975. Este era o órgão de apoio técnico responsável pelo levantamento da realidade regional, a difusão do pensamento cristão e o arquivamento sistemático da documentação referente aos setores, às entidades e à Fundação em geral.

De certa forma, o Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo –DHDPG é uma continuidade do CENDEP – pois parte do acervo deste foi confiado ao DHDPG, porém com uma proposta, finalidades e estrutura diferenciadas e atualizadas.

Criado oficialmente em 2001, o DHDPG tem sido um espaço útil aos estudiosos e pesquisadores interessados na história da região sul-cearense.

Podemos sintetizar a história do DHDPG da seguinte forma:

1. Foi composta uma equipe para a Elaboração do Projeto Histórico-Crítico da Diocese de Crato – durante a preparação dos 85 anos de criação da Diocese (1914-1999) com o envolvimento de professores e alunos do Curso de História da Universidade Regional do Cariri. Pretendia-se elaborar um Guia de fontes para a história eclesiástica do Cariri e a restauração e preservação do acervo documental sob a guarda da Diocese de Crato;

2. Criação e instalação do DHDPG no dia 05/01/2001, por D. Newton Holanda Gurgel, então bispo titular de Crato, no centenário de nascimento de Pe. Gomes (1900-2000), um dos renomados historiadores e genealogistas da região sul do Estado do Ceará;

3. Oficialização do DHDPG como responsável na Diocese pela custódia e catalogação de todos os livros, papéis e documentos (quer de cunho espiritual ou temporal) sob a sua guarda; assim como preservação, pesquisa e estudo dos documentos e/ou subsídios direta ou indiretamente, testemunhas da História e da Cultura, especialmente da região compreendida pela Diocese de Crato (paróquias, organizações pastorais, biblioteca episcopal, movimentos, etc.). Isto se deu através de uma Portaria do atual bispo diocesano D. Fernando Panico, no dia 20/10/2008.

4. No dia 25 de maio de 2009, o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, comunicou que o DHDPG foi registrado no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos – CODEARQ – daquele Conselho. Recebeu a nomenclatura oficial de BR_CEDHDPG.

ACERVO

O acervo, sob sua custódia, abaixo relacionado, possibilita a todos os interessados o acesso a um conhecimento maior sobre as nuances da vida privada e das relações sociais travadas desde o século XVIII no sul do Ceará, expressas, seja através das correspondências do clero e de outras pessoas no período em foco ou mesmo no registro dos Sacramentos celebrados naquele tempo. Entre os temas que podem ser aprofundados a partir da leitura desses documentos, especialmente das cartas, estão: as diversas secas (1877-1879; 1888-1889), as epidemias de colera morbus e bexiga, a organização das Casas de Caridade pelo Pe. Antonio José Maria Ibiapina, história da educação nesta região, escravidão, genealogia, missões e organização pastoral (freguesias e paróquias) e política.

Estão sob os seus cuidados:

Periódicos ou impressos

* A Ação [11/1942-07/1982] – órgão de divulgação da Fundação Padre Ibiapina. 12 volumes encadernados (que circulou na região de 1939 a 1982) e mais 2.500 exemplares avulsos;
* Jornal do Cariri (1999-dezembro 2003)
* L’Osservatore Romano (edição em português)
* O Mensageiro Diocesano (1920-1935) – publicação da Diocese de Crato;
* A Revista “O Catequista” (1955-1956.1958), da Paróquia São José, de Missão Velha – CE;
* A Voz de Santa Teresa – publicação da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus – Crato – CE;

* Revista Itaytera (1955-20…) – órgão do Instituto Cultural do Cariri;
* Revista Hyhyté – da Faculdade Filosofia do Crato;
* Revista A Província;
* 781 Livros de Registro (Batizados, Casamentos, Óbitos, Caixa, etc.).
* 188 plantas arquitetônicas e mapas.

Manuscritos (cerca de 3000) que abordam os seguintes assuntos
* Administrativos – Cartas Pastorais e circulares dos bispos residentes e de outros;
* Congregações;
* Epidemias (cólera morbus, bexiga);
* Escravidão;
* Fundo Pe. Cícero e os “Factos de Joaseiro”;
* Genealogia;
* História da educação;
* Missões pastorais;
* Paróquias;
* Pe. Ibiapina e Casas de Caridade;
* Política;
* Sacerdotes;
* Secas (1877-79; 1887-1901; 1932);
* Seminário São José;

Digitalizados
– “Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco”;
– Jornal “A Voz da Religião no Cariri”;
– Revistas do IHGB, Instituto do Ceará, IHGPB, IHGPE;
– Jornal “O Araripe”;
– Jornal “O Rebate”.

FUNCIONAMENTO

Funciona diariamente das 08h às 13h em sala anexa ao Palácio Episcopal, acesso pela Rua Teófilo Siqueira, 631 – Centro, (88) 3521.1110.
Sítio da Diocese de Crato – www.diocesedecrato.org[email protected]
[[email protected] e [email protected]]

Site do Projeto Padre Cícero e os Fatos do Joaseiro:

Estudantes do ensino médio, universitários da URCA, especialmente do Curso de História, e de outras IES de todo o Brasil e do exterior, têm no DHDPG mais um laboratório de pesquisa e trabalho com documentos antigos.
Após o registro no CONARC principiamos a adequação às exigências da NOBRADE dentro de nossas possibilidades. Ao longo desse período tivemos o apoio da CNBB, IPHAN – CE, BNDES, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Centro de Psicologia da Religião – Juazeiro do Norte, Colégio Salesiano de Juazeiro, entre outros.