Dentro das comemorações do centenário da Diocese de Crato acontece o II Evangelizar é Preciso Cariri

Um número de mais de 100 mil pessoas participaram do II Evangelizar é Preciso Cariri, realizado no dia 23 de agosto no pátio da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte- CE. O evento, que aconteceu dentro das comemorações do centenário da Diocese de Crato, iniciou com a celebração da Santa Missa com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, o Pe. Reginaldo Manzotti e padres da região e de outras dioceses.

Após a celebração da missa o Pe. Reginaldo Manzotti conduziu o momento de adoração ao santíssimo sacramento e depois apresentou o show “Faça-me crer” que tem como objetivo principal levar a palavra de Deus através da música.

Segundo Dom Fernando a Diocese, que celebra o ano jubilar, tem seus preparativos para o centenário desde o projeto Santas Missões Populares, realizado em 2010, e a presença do Pe. Reginaldo Manzotti nesta celebração vem firmar o compromisso cristão de assumir a missão de vivenciar o evangelho. “Nós como Diocese de Crato celebramos com muita alegria a graça de 100 anos de evangelização. Esta evangelização tem uma história e a cada ano se escreve um capitulo, não é algo de novo que hoje acontece pela primeira vez, a evangelização começou a dois mil anos atrás, quando Jesus falou ‘Ide e anunciai o evangelho a todas as criaturas’. No nosso Cariri, em nossa Diocese de Crato, de uma maneira mais consistente e organizada esta evangelização toma o rosto com a fundação da Diocese e durante estes 100 anos foram muitos os eventos do dia-a-dia, para chegar a uma época mais próximo de nós podemos lembrar que o centenário foi preparado por um grande acontecimento que envolveu todas as paróquias, as Santas Missões Populares. Agora com o Pe. Reginaldo Manzotti, nos sentimos confirmados e animados para prosseguir nesse mesmo processo que ele lembra para toda igreja no Brasil, como sua grande tarefa. Nós queremos agradecer a ele porque nos confirma no compromisso de sermos uma igreja romeira e missionária, que evangeliza” disse.

Multidão de fiéis no pátio da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte- CE, no II Evangelizar é preciso Cariri. (Foto: Patrícia Silva)

Esta é a quarta visita do Pe. Reginaldo Manzotti ao Cariri, a qual possui uma admiração desde sua infância. “Eu era ainda jovem quando vim em um pau de arara fazer a experiência de Pe. Cícero, em uma romaria, inclusive Juazeiro foi um lugar que me acolheu muito bem desde aquela época. Depois eu retornei em um primeiro evento e a partir dai, nós estamos realizando o II Evangelizar, mas vários eventos no meio já tiveram e sempre recebi aqui o carinho do povo. O clero é sempre muito acolhedor e em comunhão com a igreja eu me sinto muito bem acolhido”, afirmou.

Sobre a possibilidade de voltar brevemente ao Cariri o padre falou que pretende estar mais vezes neste espaço sagrado, dizendo que “quando a gente ama a gente gosta sempre de estar perto”.

O II Evangelizar é Preciso Cariri acontece dentro das celebrações festivas por conta do centenário da Diocese de Crato e o Pe. Reginaldo falou da alegria que sente em estar vivenciando este momento com o povo diocesano. “Acredito que a igreja celebra tudo aquilo que vai semeando. A Diocese de Crato semeou paz, amor, sob o olhar de Nossa Senhora da Penha e eu fico feliz porque é uma história celebrada de fé, uma história celebrada de esperança, uma história celebrada com muita união, o meu maior desejo é que cada vez mais as paróquias estejam unidas, o povo de Deus esteja unido nessa antecipação do Reino que nós trabalhamos, essa busca do Reino já através do nosso testemunho de vida. Parabéns Diocese de Crato e que Nossa Senhora da Penha abençoe a todos!”, disse.

O evento contou com a participação de 900 voluntários para sua realização e a comissão organizadora local fez um balanço positivo da realização que, segundo Guto Azevedo, membro da coordenação, teve uma expectativa superada tanto na dimensão do show, quanto na participação dos fiéis.