Crismados, jovens de Araripe fazem a experiência da misericórdia de Deus

Findando o Domingo da Misericórdia celebrado hoje, dia 8, 206 jovens da paróquia Santo Antônio, de Araripe, fizeram a experiência do amor de Deus em suas vidas através do sacramento da crisma. A turma foi divida em duas celebrações, sendo a primeira às 16h e a segunda às 19h, ambas presididas por dom Gilberto Pastana e concelebradas pelo pároco, padre Vileci Vidal.

Durante cerca de um ano, em suas comunidades, os jovens receberam a formação que segundo a catequista Rosângela Alencar, esteve voltada não só para a espiritualidade, mas também para a atuação missionária de cada um deles no meio social, como discípulos e missionários do Senhor. O resultado disso é que além de aderirem conscientemente a fé que professam, eles devem tornar-se referencias de cristãos onde vivem.

Os jovens também consideraram este período de preparação para confirmarem o batismo de grande relevância, pois além de contribuir para a maturidade da fé, propôs laços de encontros fraternos. “Foi um tempo muito bom, aprendi bastante e vou levar a amizade que foi feita entre a gente”, disse a jovem Marcivânia Freitas.

De acordo com dom Gilberto a celebração do sacramento não é o fim, mas o inicio de uma longa caminhada. “Hoje é feito para vocês um convite: colocar os dons que receberão pelo Espírito Santo a serviço da comunidade”, disse. Durante a homilia o bispo ainda destacou a oração inicial da missa, que meditava a renovação do batismo: “reacendeis a fé do vosso povo a fim de que possamos compreender o batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu”.

Dom Pastana também refletiu sobre Tomé, homem visto como incrédulo, mas que professa verdadeiramente sua fé após tocar as chagas de Cristo. “Meu Senhor e meu Deus!”, exclama o discípulo, de acordo com a narrativa do evangelista João, ao ver-se diante de Jesus ressuscitado. “Ele precisou ser convencido para crer. Assim também acontece e se faz necessário hoje. É preciso gestos que confirmem. Nós fazemos esta oração quando atuamos na comunidade. Recebam, pois, o Espírito Santo e professem esta fé que Tomé também professou”, concluiu.

Devido o período chuvoso, alguns jovens das comunidades rurais ficaram impossibilitados de irem até a Igreja Matriz, onde aconteceram as duas celebrações. Por isso o pároco agendará outra data com o bispo, que será divulgada em breve, para que todos que passaram pela preparação sejam crismados.

Texto: Estagiária Mychelle Santos

Revisão: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)