Crisma: Sinal de Deus que impulsiona à missão

Sinal de Deus que impulsiona à missão e ao engajamento comunitário. É assim que a Crisma deve ser compreendida pelos jovens que se dispõem a recebê-la, na orientação do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Neste sábado (10), em duas celebrações, uma no fim da tarde, outra no início da noite, ele ministrou o Sacramento a 157 jovens da Paróquia São Vicente Ferrer, em Lavras da Mangabeira.

Meditando o Evangelho de São Lucas (Cf. Lc 16, 9-15), sobre a firmeza no seguimento ao Senhor, nas situações difíceis e favoráveis, Dom a Pastana acrescentou que a fidelidade moral, da consciência, é uma relação que cresce à medida em que se aproxima e se comunga da graça de Deus no cotidiano, buscando, vivê-la, também, – e principalmente – em comunidade.

Por revelar a “maturidade na fé”, o Sacramento da Crisma confirma a disposição em seguir a Deus, na liberdade do coração. Neste sentido, os jovens devem se perguntar qual a motivação para recebê-lo. “O que muda na minha vida depois daqui? São vocês mesmos quem pedem esse sacramento, e escolhem um padrinho, alguém que pode ajudar vocês no crescimento da fé cristã. Por isso é tão importante ter isso dentro do coração, para que vocês não apenas saibam, mais vivenciem esse momento”, orientou o bispo.

Além dos jovens e seus padrinhos, pais e familiares também estiveram presentes à Igreja Matriz, participando e rezando pelo bom uso desse santo Sacramento.

O pároco Padre Evaldo Alves, que concelebrou a Eucaristia, ao fim da Missa ainda reforçou o compromisso que cada jovem agora tem de ser agente transformador da sociedade, lembrando as diversas pastorais, movimentos e serviços que a paróquia dispõe.

Aos quatorze anos, o jovem Luis Aquiles entende que é preciso dar continuidade à caminhada na vida de fé, mas garante já está buscando um lugar no qual “se encaixe”. “É como andar de bicicleta pela primeira vez. Vocês cai, várias vezes, mas sempre se levanta de novo”. Hillary Moura Barros partilha do mesmo pensamento: “A gente fica bem nervosa, é uma parte boa da minha vida, que eu vou levar pra sempre”.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação