Momento da unção com o óleo. (Foto: Priscila Araújo)

Crisma: serviço e multiplicação de dons

Agora foi a vez dos crismandos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Crato, confirmarem o batismo. A celebração aconteceu no final da tarde deste domingo, dia 19 de novembro, sendo presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Lindolfo Lindomar.

Ao todo foram 131 pessoas crismadas, sendo 115 jovens e 16 adultos. O período de preparação durou um ano e os crismandos eram divididos em dez turmas, que se encontravam todo final de semana para participarem das formações ministradas pelos catequistas.

“Nós, catequistas, nos sentimos muito felizes porque foi um ano que nos preparamos também com eles. Acreditamos na formação continuada. Hoje o nosso coração está envolvido em muita felicidade e gratidão à Deus”, disse o coordenador paroquial de catequese, Jodailson Alves.

Toda a liturgia, desde a ornamentação do espaço, até as leituras e coral contou com a participação dos próprios crismandos isso, de acordo com  Jodailson, para incentivar a participação deles na vida paroquial, como já vinha acontecendo desde o início da catequese.

A celebração, aguardada ansiosamente por todos, foi considerada um grande presente pela riqueza de detalhes e as explicações do bispo diocesanos que explicou, cautelosamente, todas as partes do rito. “Foi um momento muito gratificante. Quero sim continuar na Igreja”, disse o jovem Ezequiel Lima. “Foi uma experiência ótima o período de catequese. Aprendi muitas coisas e quero colocar meus dons a serviço”, afirmou Allana Tavares.

Falando em dons, refletindo a liturgia do dia, dom Gilberto falou sobre a importância de coloca-los a serviço da Igreja e do próximo. “Recebemos dons e talentos para multiplicar. Todos somos criaturas de Deus e todos recebemos dons, talentos em vista da construção do reino de Deus, que são para serem multiplicados, não guardados. Ele nos dá os dons para vivermos, viver sempre o hoje como se fosse o último dia de nossa vida. Viver bem na presença do Senhor”, disse.

Todos os crismados e catequistas receberam do bispo uma edição do livro “Eu creio”.

Catequistas. (Foto: Priscila Araújo)

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)