Crisma na Paróquia de Candeias: jovens são convidados ao engajamento comunitário

Em uma celebração bela e ímpar na vida dos cristãos católicos, oitenta e sete jovens e adultos da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, receberam na noite deste sábado, 03 de novembro, pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, o sacramento da Confirmação Cristã, em Missa concelebrada pelo pároco, Padre Geraldo Luiz Canaver.

“Esse momento é muito importante, não somente na vida dos crismandos, mas na vida da comunidade que acolhe esses apóstolos da fé. Toda a comunidade se alegra e celebra esse acontecimento, pois significa que mais cristãos e cristãs entraram na vida daqueles que já caminham para o Pai”, explicou dom Gilberto em sua acolhida à comunidade.

Durante a celebração o bispo diocesano colocou que o problema do católicos é a não continuidade na vida sacramental e, com isso, o não comprometimento com a vida da comunidade e da Igreja.  “O grande problema dos católicos é que recebem os sacramentos por etapas, não dão continuidade no engajamento. Com isso, não acontece o sentimento de pertença da família que é a comunidade. Se a criança permanecesse na comunidade após o Batismo e Eucaristia, com 15 anos ele estaria no grupo de jovens, na liturgia, na pastoral da criança, e aí quando ela decidisse por um outro sacramento, como o matrimônio ou a ordem, ela já estaria na comunidade.”, colocou.

Ao enfocar a liturgia, na Solenidade de Todos os Santos, dom Gilberto Pastana abordou o Evangelho (Mt 5, 1-12) que narra as bem-aventuranças, caminho para a santidade. “Hoje a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos da Igreja de Deus. Todos nós fomos criados por Deus com a certeza da santidade. Todos somos chamados a ser santos.  O convite a santidade é feito para todos e o Evangelho de hoje nós fala o que devemos fazer para sermos santos, quando nos diz que ‘bem-aventurados são você, felizes são vocês quando praticarem essas orientações, quando praticarem esses conselhos”, falou.

No final da celebração padre Geraldo apresentou as pastorais e movimentos paroquias aos, agora, crismados,  convidando-os ao engajament. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer ao pastor diocesano por um momento tão belo e cheio de comprometimento com a Igreja. “Obrigado dom Gilberto. Essa é a primeira celebração do Crisma que participo na Paróquia de Nossa Senhora das Candeias como pároco, e digo que foi muito bonita e de um chamado ao compromisso com a Igreja para esses jovens e adultos”, disse.

Por Aline Salustiano/Colaboradora